Fernanda Torres premiada como Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro

1560
Crédito: Divulgação

A atriz brasileira Fernanda Torres foi premiada como Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro por sua atuação em Ainda Estou Aqui, tornando-se a primeira artista brasileira a vencer em uma categoria de atuação na história da premiação. Essa é também a primeira vitória brasileira no Globo de Ouro desde 1999, quando Central do Brasil foi escolhido como Melhor Filme em Língua Estrangeira. Curiosamente, o filme premiado naquela ocasião foi protagonizado por Fernanda Montenegro, mãe da atriz, que tem uma participação especial no novo longa.

Durante seu discurso, Fernanda, aos 59 anos, dedicou o prêmio à mãe, hoje com 95 anos, e destacou a importância da arte em tempos difíceis. Ela também homenageou Eunice Paiva, personagem que interpretou no filme, e agradeceu ao diretor Walter Salles, responsável por Ainda Estou Aqui e também por Central do Brasil.

O longa biográfico narra a trajetória de Eunice Paiva, viúva do deputado Rubens Paiva, sequestrado e morto durante a ditadura militar brasileira, e a luta para manter sua família unida e buscar esclarecimentos sobre o desaparecimento do marido. Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice, o filme foi um sucesso de público e crítica, alcançando mais de 3 milhões de ingressos vendidos no Brasil e ganhando destaque em festivais internacionais.

Além da premiação de Fernanda, o filme concorria na categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, mas o prêmio foi para o francês Emilia Pérez. Apesar disso, a vitória de Fernanda amplia as chances de Ainda Estou Aqui receber indicações ao Oscar, incluindo nas categorias de Melhor Atriz, Filme Internacional e Roteiro Adaptado. A lista dos indicados ao maior prêmio do cinema será anunciada em 17 de janeiro.

- publicidade -