Emef Ipiranga, de Colinas, se destaca na OBMEP

165
Os pequenos do Fundamental I também foram premiados pela OBMEP Mirim / Crédito: Divulgação

A Escola Municipal de Educação Fundamental Ipiranga, de Colinas, foi agraciada com medalhas em diferentes níveis na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os alunos Bruno Augusto Breidenbach, Gabriel Geist, Isadora Klein Diehl e Miguel Martinho Pozocco foram premiados.

O estudante Bruno recebeu a medalha de prata em 2022, ouro em 2023 e ouro novamente em 2024. Já Isadora ganhou medalha de prata em 2023 e 2024. O aluno Miguel foi destaque em nível estadual em 2023 e recebeu menção honrosa no ano passado.

Os alunos premiados terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), realizado por uma rede nacional de professores em polos em todo o país. Medalhistas que aderirem ao programa receberão, ainda, um incentivo financeiro mensal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Medalhistas do nível 3 da OBMEP poderão disputar uma das cem vagas no Impa Tech, primeira graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Inaugurado em 2023, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação oferece alojamento estudantil e auxílio financeiro para os estudantes aprovados no processo seletivo.

Além dos estudantes, a Secretaria de Educação de Colinas também foi premiada entre 50 cidades de todo o Brasil. Para o diretor da instituição, Ivanor Dannebrock, todo ano é uma nova oportunidade para avançar na OBMEP. “Sempre tem aqueles alunos que também querem chegar lá, que vão estudar mais, vão se esforçar mais. O reconhecimento dos alunos é positivo, são momentos nos quais conseguimos incentivar os demais”, afirma.

OBMEP Mirim

A Olimpíada Mirim é a primeira competição científica da área voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A escola também foi premiada nesta modalidade, e os alunos receberam seus certificados em dezembro.

Os alunos Darlan Gustavo Breidenbach, Gabriel Sott Gutjahr e Isabeli Amanda Heinrichs receberam a medalha de ouro. A medalha de prata foi entregue para Rafael Hans Klepker, Vicente Jacob Sipp, Gabriel Zwirtes, Marlan Höfliger, Helena Geist, Manuela Thais Klein, Eduardo Trentini Lafratta, Emily Trentini Lafratta e Yuri de Assis.

Por fim, a medalha de bronze foi para Ana Laura Beuren, Luisa Boehm Altenhofen, Yuri Kauan Grave Horst, Bruno Goldmeier, Miguel Taborda Ferreira, Murilo da Silva, Kayque Yuri da Costa, Brenda Luiza Dickel, Daniel Altevogt e Mariana Cecília Sperafico da Silva.

Entre eles está Darlan Breidenbach, irmão do medalhista Bruno Breidenbach. “Estamos muito orgulhosos. Eles têm muita facilidade em matemática”, conta a mãe, Vânia Anete Lenhart Breidenbach.

Obmep

A principal competição científica do país contou com a participação de mais de 18,5 milhões de alunos na primeira fase da Olimpíada, que neste ano atingiu um recorde de inscrições de escolas e municípios. A competição envolveu 56.516 instituições de ensino de 5.564 cidades, abrangendo 99,9% dos municípios brasileiros.

A OBMEP Mirim também teve recorde de inscritos e alcançou a marca de 4,4 milhões de estudantes de 4.037 municípios do Brasil.

Premiados

Bruno Augusto Breidenbach – Medalha de ouro

Isadora Klein Diehl – Medalha de prata

Gabriel Geist – Medalha de bronze

Miguel Martinho Pazocco – Menção honrosa

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui