Luias Wermann quer finalizar reforma da Câmara de Teutônia em 2025

Uma vez que as telhas foram feitas exclusivamente para a Câmara e não existem mais, todo o telhado precisará ser trocado.

110
Plenário nunca foi finalizado / Crédito: Camille Lenz da Silva

A primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de 2025 revelou o tom com o qual o presidente Luias Henrique Ahlert Wermann (PSD) conduzirá as sessões neste ano. “Sem politicagem, sem brigas. Que prevaleça a harmonia e o respeito entre as casas do Município. A crítica faz parte sim, do cotidiano e principalmente dos agentes políticos. Mas quero frisar que, entre os 11 vereadores, não tem nenhuma criança que não tenha discernimento, informação ou conhecimento”, endossou.

Um dos temas que prometem atenção neste ano será a reforma do telhado da Casa Legislativa. Wermann deixou claro que quer concluir a obra até o fim do mandato como presidente.

Entrevista

Folha Popular – Quais são as expectativas para esse mandato?

Wermann – É uma grande alegria e uma honra ter sido escolhido por unanimidade entre os vereadores como o presidente para o ano de 2025. São muitos desafios, sabemos o que aconteceu nos últimos 4 anos em Teutônia e há muito a ser feito. Este ano vai ser diplomático e de muita conversa. Somos quatro coligações diferentes dentro desta Câmara e precisamos deixar a politicagem de partidos de lado. Quando começa com picuinhas políticas, a comunidade de Teutônia deixa de ser beneficiada.

A Câmara de Vereadores está aberta e vai caminhar em harmonia e respeito com o Executivo para solucionar os problemas do município. Mas isso não vem de encontro aos problemas internos que a Câmara de Vereadores tem, como a troca do telhado. Me fere a alma uma obra iniciada em 2010, na qual se investiu mais de R$ 2,5 milhões, não estar finalizada após 15 anos. Quero deixar toda a comunidade tranquila: esse processo vai ser muito transparente, todo mundo vai ficar sabendo de cada centavo investido.

FP – Quanto vai custar essa obra? Há tratativas para solucionar o problema com o menor gasto possível?

Wermann – Estou em conversa com vários engenheiros do município e de fora para achar a melhor solução. Na hora certa, quero trazer a público, vai ser muito transparente e nós vamos gastar sim o menor valor possível.

O orçamento do telhado e da reforma da Câmara de Vereadores que existe hoje é de junho de 2024, foi feito pelo presidente anterior [Jorge Hagemann, o “Xox”]. Posso divulgar para quem quiser, o orçamento é público. Reutilizaremos o máximo que pudermos do que já tem instalado hoje. Infelizmente, a telha que tem hoje não tem garantia e nem reposição; era única e exclusiva para a construção do projeto da Câmara, e isso tem que ficar muito claro. Não é meia dúzia de telhas, pois a de hoje não existe mais e, para isso, tem que ser arrancado todo o telhado e colocado novo.

FP – Você acha que será o presidente que acompanhará, finalmente, a reforma e a finalização desse prédio?

Wermann – Se possível, sim, serei o presidente que vai colocar fim na chuva dentro da Câmara de Vereadores. Vamos poder finalizar essa obra, no qual o maior interessado é o povo de Teutônia, que vai poder usufruir de um auditório público.

Crédito: Iago Ruan / Divulgação

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui