Na terça-feira (25/2), o governador em exercício Gabriel Souza e o secretário nacional de Transporte Ferroviário (SNTF), Leonardo Ribeirose, reuniram para debater a situação da malha ferroviária gaúcha. O secretário de Turismo, Ronaldo Santini, também participou da reunião.
Gabriel apresentou a proposta de retirada do trecho turístico da concessão federal para que seja ofertada a novos investidores. “Queremos mais respeito com a sociedade gaúcha. Todas as concessionárias nos entregaram relatórios sobre as enchentes, menos a Rumo. Os prazos não são cumpridos e não tivemos retornos”, cobrou.
Foi estabelecido que o Governo do Rio Grande do Sul participará das reuniões quinzenais do grupo de trabalho criado pelo governo federal para tratar das questões relacionadas à área.
Turismo
Um dos trechos impactados pelas cheias é o da Ferrovia do Trigo, entre Guaporé e Muçum, por onde circula o Trem dos Vales, uma importante atração turística da região. Santini destacou que, dos 46 quilômetros do trajeto, 23 quilômetros foram gravemente prejudicados pelas chuvas.
Para agilizar a resolução de parte do problema, Gabriel Souza apresentou durante a reunião a proposta de separar o trecho turístico da concessão, permitindo que outros investidores possam realizar os reparos necessários e operar a linha. Ribeiro informou que o investimento necessário para a recuperação do trecho é estimado em R$ 100 milhões e observou que a separação do trecho turístico da concessão geral é uma das alternativas viáveis para solucionar a questão.