Teutônia sediará 11ª edição do Seminário Regional de Meliponicultura

599
Crédito: Divulgação / Emater

O Seminário Regional de Meliponicultura chega à sua 11ª edição nos dias 21 e 22 de março, em Teutônia e é um importante evento que reúne agricultores, especialistas, pesquisadores e entusiastas das abelhas sem ferrão. Organizado pela Associação de Meliponicultores do Vale do Taquari (Amevat), Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Colégio Teutônia, o evento contará com palestras, oficinas, minicursos, exposições e a comercialização de produtos, tudo nas dependências do Colégio Teutônia.

A programação tem início na tarde do dia 21, com uma visita destinada aos alunos das escolas de Teutônia, para que conheçam de perto as colmeias e aprendam sobre a importância da polinização. Já no dia 22, o evento começa às 9h com a cerimônia de abertura, seguida pela palestra “Como o mercado de crédito de carbono pode ajudar a meliponicultura”, ministrada por Elias Eduardo Vieira, às 9h30. A partir das 11h, o professor Jefferson Radaeski falará sobre “Plantas visitadas pelas abelhas”.

Após o almoço, às 13h30, o seminário continua com oficinas, minicursos, uma feira de meliprodutos, exposição de colmeias e sorteios de rifas, entre outras atrações. As oficinas abordarão temas como confecção de iscas, transferência de Jataí para caixa racional, divisão por disco de mandaçaia e sabonete artesanal. Segundo Paulo Conrad, engenheiro agrônomo e extensionista aposentado da Emater/RS-Ascar, “o objetivo é difundir conhecimentos entre os produtores, divulgar as espécies e oferecer esclarecimentos técnicos sobre o tema, que tem ganhado cada vez mais adeptos na região”.

Crédito: Divulgação / Emater/RS- Ascar

A comissão organizadora espera atrair um público de mais de 500 pessoas, refletindo o crescente interesse por parte de novos participantes, não só da região, mas também de outras áreas do Estado e até de fora, que buscam aprender mais sobre as abelhas sem ferrão e sua importância para a biodiversidade e a sustentabilidade. O evento conta com o patrocínio da cooperativa Sicredi e apoio da Certel, Federação das Associações da Meliponicultura do Rio Grande do Sul (Femers), Serygraf Impressão Digital, Serraria Breunig, Madeclass Madeireira e Marcenaria Klein.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui