Poço das Antas sediou, no fim da manhã desta terça-feira (25/3), a reunião mensal do G8. Um dos temas em pauta foi a criação da Associação dos Municípios do Sol Nascente, que substituiria o nome “G8”. A proposta foi aprovada pelos prefeitos.
Nesta linha, foi acordada a contribuição de R$ 1 mil por município, recurso que terá tramitação nas cidades.
“Qualquer pauta dos municípios deve ser pauta da associação. Vamos lutar juntos, porque tem um peso maior. Somos todos iguais e com a mesma importância, indiferente do tamanho. A médio e longo prazo vai dar muito resultado”, destaca o prefeito de Teutônia e presidente da Amsol, Renato Airton Altmann.
Todavia, esclareceu-se que a criação de uma nova associação não significa rompimento com a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) ou outras cidades. O objetivo da Amsol é fortalecer as discussões microrregionais. Agora vem a criação de uma logomarca.
O prefeito de Teutônia e presidente da Amsol, Renato Altmann, inclusive é vice-presidente da Amvat com ótimo relacionamento com o presidente e prefeito de Sério, Sidinei Moisés de Freitas.
Também sugeriu-se criar grupos individuais das secretarias, para tratar de temas específicos conforme a pasta.
Outros assuntos
Além disso, o encontro também abordou o projeto da UTI do Hospital Ouro Branco, que agora foi ampliado para o Polo de Saúde, incluindo também ponto de coleta do banco de sangue e hemodiálise, entre outros serviços. As temáticas do banco de sangue e da hemodiálise igualmente circundaram o debate.
A procuradora jurídica de Teutônia, Aline L. Krüger, explicou a possibilidade de criar um fundo para captar recursos via Imposto de Renda para arrecadar valores para a UTI do HOB.
Também, a recuperação de asfaltos como a VRS-835, em Paverama; a ERS-419, em Poço das Antas; a ERS-129 en Colinas e outras priorizações do Estado. A sugestão do prefeito Renato Altmann é mudar a classificação do estado da rodovia (de conservação para recuperação).
A próxima reunião da Amsol (G8) ocorrerá no dia 29 de abril, em Colinas, 8h, com palestra sobre a Reforma Tributária.
