
Dentro da programação de aniversário de 29 anos de emancipação de Westfália, os munícipes puderam presenciar um show de cultura e tradição com a 4ª edição do Sing Abend. A noite para celebrar o canto coral emocionou o público presente no Salão da Oase.
A noite foi marcada por belas apresentações de 12 corais, com um repertório diversificado que contemplou canções em português, alemão e no dialeto Plattdüütsk (Sapato de Pau). Apresentaram-se o Coro Misto Justiça (“Saber Amar”;”Medley Polias”), o Coro de Senhoras Rosa Branca (“Água Viva”; “Die Sterne“), o Coro de Senhoras da Oase de Linha Schmidt (“Benção Irlandesa”; “Herzenssache“, o Coro Misto Recreio(“Os Cardeais”; “Ein bissien Frieden“), o Coro Misto Silveira Martins (“Sag Dankeshön“; “As Andorinhas”), o Coro de Senhoras Unidas Venceremos (“So lang noch rote Rosen Blün“; “Um dia por vez”), o Coro da Oase de Linha Frank.
O Grupo Amigos do Sapato de Pauencantou a plateia ao apresentar canções em seu dialeto característico, utilizando os tradicionais sapatos de madeira. Em seguida, ocorreu a apresentação conjunta entre todos os corais, com a música “An Deine Seite gehn“. Então, foi a vez dos corais municipais de Westfália e Colinas se apresentarem em separado e, depois, em conjunto. Este foi um dos momentos mais marcantes da noite.
O prefeito Juliano Bloemker destacou a importância da valorização dos corais no contexto cultural de Westfália.“A tradição coral é um dos pilares da nossa identidade, e eventos como esse reforçam o orgulho que temos em preservar nossa cultura”, sinalizou.
Já o secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporte, Roque Lindemann, ressaltou a relevância do evento para a manutenção das tradições locais. “Westfália tem uma identidade cultural muito forte, especialmente com o Sapato de Pau. O Sing Abend é um reflexo do quanto a música e a tradição se entrelaçam em nossa história”, finalizou.