Comunidade de Estrela celebra a reabertura da EMEI Arroio do Ouro

102
Crédito: Divulgação

Estrela comemorou, no domingo (30/3), a reabertura da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Arroio do Ouro. A unidade, severamente afetada pelas enchentes de 2023 e parcialmente destruída em maio de 2024, volta a atender seus alunos no espaço de origem, graças ao esforço conjunto de voluntários, empresas e da própria comunidade.

A reconstrução da EMEI Arroio do Ouro foi impulsionada pelo engajamento da direção escolar e da Associação dos Pais e Familiares (APF). A presidente da APF, Samara Fell, destacou que os trabalhos começaram ainda em janeiro, com mutirões de limpeza, compra de materiais e contratação de profissionais. “Grande parte dos recursos foi viabilizada pelo Sicredi, o que possibilitou acelerar o processo de recuperação”, destaca.

A prefeita de Estrela, Carine Schwingel, também celebrou a reabertura da escola e destacou a importância da mobilização coletiva para a recuperação das instituições de ensino do município. “Nosso compromisso é garantir que todas as crianças tenham acesso à educação em espaços adequados e seguros. A reconstrução da EMEI Arroio do Ouro é um exemplo do que podemos alcançar quando trabalhamos juntos, governo, comunidade e iniciativa privada”, afirma.

Também, a reabertura da EMEI Arroio do Ouro representa um avanço para a redução da lista de espera por vagas na educação infantil de Estrela. Desde o início da atual gestão, três escolas de educação infantil já foram recuperadas, permitindo que mais crianças tenham acesso ao ensino. A unidade reaberta agora oferecerá 15 vagas, enquanto outras escolas recentemente reabilitadas, como a EMEI Cantinho do Lar e a EMEI Raio de Sol, disponibilizaram 16 e 120 vagas, respectivamente.

A ampliação das vagas tem impacto direto na economia local, pois muitas famílias aguardavam por uma vaga para poder ingressar no mercado de trabalho. “Estamos trabalhando incansavelmente para zerar a lista de espera e garantir que todas as crianças tenham acesso à educação de qualidade”, ressalta a equipe gestora.

O secretário da Educação, Paulo Sehn, também destacou o impacto social da reabertura. “A volta da EMEI Arroio do Ouro não apenas oferece um ambiente adequado para as crianças, mas também dá segurança para as famílias que precisam trabalhar. Nosso objetivo é proporcionar condições dignas para todos”, afirma.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui