Na manhã desta terça-feira (1/4), foi formalizada a entrega de sementes de milho para 821 agricultores de 21 municípios dos vales do Caí e Taquari, afetados pelas enchentes. O evento ocorreu na Feira do Produtor de Estrela e contou com a presença de autoridades, incluindo o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz.
A iniciativa foi possível graças ao Instituto Pensar Agropecuária (IPA), que investiu R$ 600 mil para a compra de 1.616 sacas de sementes da Syngenta, adquiridas a preços abaixo do mercado. O objetivo é auxiliar na recuperação da produção agrícola dos afetados pelo desastre climático. Em Estrela, 50 propriedades receberão um total de 150 sacas de milho.

Schwerz também mencionou o lançamento de um novo programa de recuperação do solo e fortalecimento da resiliência climática, que será lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) nas próximas semanas.
O presidente do Conselho Agropecuário de Estrela, Bonifácio Schneider, reforçou a importância da ajuda, especialmente para pequenos agricultores, que enfrentam dificuldades financeiras e emocionais após as perdas nas lavouras.