A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Federasul, Simone Leite, foi a convidada do Happy Hour do Empresário, realizado na noite de terça-feira (1º/4) pela CDL Lajeado. A edição de abril do evento aconteceu na sede da entidade e marcou o início do mês dedicado ao associativismo, com o tema “Associativismo empreendedor: conectando forças, multiplicando oportunidades”.
Ao falar sobre o empoderamento feminino, ela destacou ser parte da primeira geração de mulheres a se conscientizar do poder que possuem e de seu impacto nas futuras gerações: “Somos nós que estamos educando os jovens que vão promover as grandes transformações: a busca pela igualdade, equidade, o respeito às diferenças e a oportunidade de compartilharmos os mesmos espaços, independentemente do gênero.”
Simone explicou que, por mais de cinco mil anos, as mulheres foram associadas ao papel doméstico, o que torna ainda mais difícil para elas assumirem posições de liderança. Ela destacou que, além de não terem as mesmas oportunidades que os homens, as mulheres precisam conquistar espaços que, por muito tempo, foram exclusivos dos homens. “Enquanto os meninos cresciam competindo, liderando e assumindo riscos na rua, as meninas ajudavam as mães na cozinha, brincavam de boneca e de professora, vivendo uma vida mais limitada”, observou.
Simone também deu orientações sobre as características de um bom líder, destacando a importância do autoconhecimento para identificar pontos fortes e fracos, a busca pelo aprendizado contínuo, a prática de liderança em grupos pequenos, a construção de bons relacionamentos, e a capacidade de motivar, inspirar, comunicar e ser resiliente.
Sobre associativismo, Simone compartilhou que foi nesse ambiente que descobriu uma ferramenta poderosa de transformação: “O associativismo empreendedor muda a nossa vida.” Ao oferecer conselhos sobre como ter sucesso em ambientes associativos, empresariais, sociais e pessoais, ela resumiu: “Para tudo o que decidirmos fazer, precisamos ter atitude, coragem, inspiração e muita responsabilidade.”