Representantes do Fórum das Entidades de Lajeado (FEL), a prefeita Gláucia Schumacher e o vice-prefeito Guilherme Cé reuniram-se na tarde desta quinta-feira (10/4) com um profissional da empresa Azimute San, especializada em estudos técnicos de saneamento. O encontro teve como pauta a possibilidade de contratação de um diagnóstico detalhado sobre o atual serviço prestado pela Corsan/Aegea no fornecimento de água e esgotamento sanitário no município.
Ao final da reunião, a prefeita solicitou que a proposta apresentada seja encaminhada à Procuradoria Jurídica do município para análise e possível formalização do contrato.
Segundo o diretor técnico da Azimute San, César Arenhart, o estudo tem como objetivo oferecer à prefeitura uma visão detalhada da atual concessão, com base em critérios técnico-operacionais, econômico-financeiros, ambientais e jurídicos. “A partir desse levantamento, com previsão de conclusão em 45 dias, serão apresentados diferentes cenários para subsidiar a decisão do Executivo”, explicou Arenhart.
Durante a reunião, o diretor de Infraestrutura da Acil, Nilto Scapin, chamou atenção para o impacto econômico que as tarifas de água podem representar à população de Lajeado. Ele comparou que, ao longo das próximas décadas, os valores pagos podem ser até cinco vezes maiores do que os gastos previstos com pedágios na região.