
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou nesta quarta-feira (16/4) um documento que comprova que o ônibus envolvido no acidente ocorrido em Imigrante, no dia 4 de abril, estava com a manutenção em dia. O veículo transportava estudantes e professores do curso de Paisagismo quando caiu em uma ribanceira, resultando na morte de sete pessoas e deixando outras 26 feridas. Uma das vítimas segue internada no Hospital Bruno Born, em Lajeado.
Segundo a UFSM, a última vistoria técnica do coletivo foi realizada em 23 de janeiro de 2025, com validade de seis meses. O reitor da universidade, Luciano Schuch, destacou que a instituição mantém um engenheiro mecânico credenciado responsável por autorizar a circulação do veículo e que a manutenção periódica é uma prática regular. Nos últimos seis meses, cerca de R$ 40 mil foram investidos em reparos e revisões.
O motorista do ônibus prestou depoimento à Polícia Civil no dia 9 de abril e manteve a versão de que o acidente foi causado por uma falha no sistema de freios. As investigações seguem em andamento para apurar as causas exatas do acidente.