Teutônia adquire equipamento inédito no Vale do Taquari para combate à dengue

125
Crédito: Divulgação/Ascom Teutônia

Com o objetivo de intensificar as ações de enfrentamento à dengue, a Secretaria de Saúde de Teutônia investiu na aquisição de um mini gerador acoplado a veículo para pulverização do larvicida biológico BTI Vectobac WG em ambientes externos. O equipamento é o primeiro do tipo em uso no Vale do Taquari e representa um avanço significativo no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

A medida ganha ainda mais relevância diante do estado de emergência decretado no município nesta sexta-feira, 2 de maio. Com isso, as ações de controle serão ampliadas, e a utilização do novo equipamento promete agilidade e maior alcance na eliminação das larvas do mosquito.

O larvicida utilizado é certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e considerado ambientalmente seguro. Ele não oferece riscos à saúde de humanos, animais, incluindo peixes, e pode ser aplicado mesmo em locais com água potável. Seu efeito residual tem duração de até dois meses, tornando o processo mais eficiente.

Inicialmente, a aplicação será concentrada nas chamadas “zonas quentes” – áreas com maior incidência de focos do mosquito, identificadas por meio das 75 armadilhas espalhadas pelo perímetro urbano de Teutônia. Dessas, aproximadamente 60 já apontam alta probabilidade de presença do Aedes aegypti. Os bairros com maior atenção neste momento são Canabarro (na divisa com Paverama), Alesgut, Languiru e Boa Vista.

Essa iniciativa soma-se a outras medidas adotadas pelo município no enfrentamento ao avanço da dengue e reforça o compromisso com a saúde pública e o bem-estar da população.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui