Às 13h08 desta quinta-feira (8/5) pelo horário de Brasília, a fumaça branca na chaminé da Capela Sistina anunciou a eleição do novo papa da Igreja Católica, Bispo de Roma e Soberano da Cidade do Vaticano. O sucessor de Jorge Mario Bergoglio, conhecido como Papa Francisco, é o cardeal norteamericano Robert Francis Prevost, de 69 anos.
“Que a paz esteja com convosco” foi a primeira fala de Prevost como papa.

Ele foi o escolhido entre os 133 cardeais presentes no Conclave e será o 267º “representante de Deus na terra”, como o compreendem os católicos.
A expectativa por parte dos fiéis em conhecer o novo papa ocorreu às 14h24, quando Prevost surgiu na sacada da Basília de São Pedro em sua primeira aparição ao público. Segundo o Vaticano, o público na Praça de São Pedro, entre curiosos e fiéis, alcançou cerca de 45 mil pessoas nos dias de pico.
A eleição do novo líder da Igreja Católica ocorreu na quarta votação do 2º dia do Conclave, seguindo a tendência das duas eleições anteriores para o papado, em 2005 e 2013, que elegeram Bento XVI e Francisco, respectivamente.
Prevost foi eleito 17 dias após a morte de papa Francisco, que exerceu a função por 12 anos. A expectativa é de que o novo papa siga os passos do anterior, que promoveu reformas históricas e levou a Igreja a um catolicismo mais próximo aos fiéis.

Quem é Prevost
Nascido nos Estados Unidos, Robert Prevost era conselheiro direto do papa Francisco. É conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 80. Com isso, também garantiu cidadania peruana.
Essa experiência lhe conferiu fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina, fazendo dele um potencial representante das Américas como um todo.