O Sesc Lajeado deu início à edição 2025 da campanha Pomar Solidário, uma iniciativa do programa Mesa Brasil que convida produtores rurais e moradores da região a doarem o excedente de frutas, verduras e hortaliças cultivadas em pomares e hortas. Os alimentos arrecadados serão destinados a entidades sociais cadastradas no programa, ajudando no combate à insegurança alimentar e na redução do desperdício.
As doações podem incluir alimentos colhidos em processos de raleio ou que não atendem aos padrões comerciais, mas que continuam próprios para o consumo. “Com essa campanha, queremos diminuir o desperdício desses alimentos e beneficiar as entidades sociais que precisam, em Lajeado e região. Então, se você é um produtor rural ou tem uma árvore frutífera no seu terreno, pode nos ligar que iremos coletar”, explica Juliette Carvalho da Silva, nutricionista do Sesc Lajeado.
A campanha reforça a missão do Mesa Brasil, que busca promover a segurança alimentar e nutricional por meio do aproveitamento de excedentes. Ao longo do ano, os alimentos arrecadados também são utilizados em oficinas culinárias com foco no aproveitamento integral dos ingredientes.
Interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (51) 99002-3148. As doações também podem ser entregues diretamente na sede do Sesc Mesa Brasil, localizada na Rua José Schmatz, 1478, bairro Moinhos, em Lajeado.
Sobre o Mesa Brasil
O Sesc Mesa Brasil é uma rede permanente de solidariedade que atua desde outubro de 2003 no Rio Grande do Sul, com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e reduzir carências nutricionais. A iniciativa é promovida pelo Sistema Fecomércio-RS e conta com o apoio de empresas, voluntários e entidades sociais. No RS, o programa está presente em diversas regiões, incluindo Porto Alegre, Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo. Mais informações: www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.