A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) vai diminuir de sete para quatro o número de barreiras sanitárias contra a gripe aviária na região de Montenegro. A decisão foi tomada após a conclusão da primeira etapa de vistorias em propriedades rurais no raio de 10 quilômetros do foco e a ausência de novos casos.
Serão mantidas três barreiras de desinfecção – duas em estradas vicinais próximas ao foco e uma na RS-124 – além da barreira de bloqueio na área central do surto. As estruturas seguem operando 24 horas. Até esta quinta-feira (22/5), 2.805 veículos haviam sido abordados e desinfetados.
Também seguem as ações de educação sanitária: 32 escolas da região receberam visitas da equipe do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, que também se reuniu com gestores, agentes de saúde e de endemias.
Desde o início das ações, foram vistoriadas 540 propriedades, incluindo uma granja. No raio de três quilômetros (área de foco), foram 30 visitas; e na área de vigilância de 10 Km, 510 propriedades e uma granja de recria de aves.
O consumo de carne de frango e ovos segue seguro, conforme reforça o Serviço Veterinário Oficial do RS. Em caso de suspeita da doença em aves, a orientação é notificar a Seapi pelos canais oficiais, como o sistema e-Sisbravet ou o WhatsApp (51) 98445-2033.