A jovem encantadense Eduarda Dahm, de 24 anos, conquistou o título de Segunda Princesa do Turismo do Rio Grande do Sul 2025. A escolha ocorreu na final do concurso Soberana do Turismo RS, realizada no sábado (12/7) em Guaporé. Representando o Vale do Taquari, Eduarda cativou jurados e público ao destacar sua forte ligação com a cultura local e sua visão do turismo como agente de transformação social e econômica.
Na cerimônia de coroação, os títulos foram distribuídos da seguinte forma: Vitória Eduarda Tremarin Grando, da região Uva e Vinho, foi coroada Rainha do Turismo RS 2025; Jennifer Lopes, do Litoral Norte, ficou com o título de Primeira Princesa; e Eduarda Dahm, representando o Vale do Taquari, assumiu a faixa de Segunda Princesa.
Comunicadora e ex-Princesa de Encantado (2021–2023), Eduarda utilizou seu discurso para ressaltar a importância de preservar as raízes locais e promover o protagonismo feminino no setor. “Nós desempenhamos um papel fundamental no fomento ao turismo, que cresce a cada dia e é um dos pilares econômicos do nosso Estado. Temos a responsabilidade de conectar pessoas aos territórios”, destacou.
A conquista foi comemorada pela Amturvales (Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales) como um marco para o Vale do Taquari, especialmente em um contexto de reconstrução após os recentes eventos climáticos extremos. A presença da região entre as três soberanas reforça sua relevância no cenário turístico e cultural do estado.
“Foram dias intensos para as candidatas. Tivemos a honra de recebê-las na sexta-feira anterior ao concurso, quando puderam conhecer nosso atrativo indutor, o Cristo Protetor, o Boulevard Encantado, almoçar no Marquês e participar de uma palestra no Multiverso, com a presença da diretora da Setur, Cláudia Mara Borges, e do presidente da Amturvales, Rafael Fontana. Foi uma oportunidade de reafirmar a importância do turismo regional, destacando nossas riquezas, atrativos, gastronomia e estrutura de hospedagem. No sábado, acompanhamos o concurso e celebramos com muita alegria a vitória de Eduarda”, comentou a secretária executiva da Amturvales, Vanessa Spindler.