A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Pedro I, de Linha Clara, Teutônia, celebrou o Dia da Família no sábado (12/7). O evento reuniu a maior parte dos 67 alunos e suas famílias – uma expressiva presença da comunidade escolar. As atividades ocorreram no salão da Associação Cultural e Recreativa Linha Clara.
O encontro, promovido pela escola e pelo Círculo de Pais e Mestres (CPM), tem como principal objetivo fortalecer os laços entre a escola e as famílias. A diretora da Emef, Viviane Weber Wiebusch, se surpreendeu com a grande participação da comunidade. “Considerando que recebemos alunos de Languiru, Boa Vista e linhas Pontes Filho, Capivara e Catarina, a meta foi alcançada com sucesso”, diz.
A programação diversificada atendeu a todas as faixas etárias, desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, e contou ainda com a participação de alunos que deixaram a escola em 2024. “Foi uma forma de homenageá-los, já que ano passado não realizamos a festividade devido às enchentes”, conta Viviane.
As atividades tiveram início com apresentações dos alunos, um verdadeiro show de talentos com dança e canto, incluindo uma performance de uma aluna com toda a sua família. Após os pronunciamentos, um almoço coletivo reforçou a confraternização entre todos. “Falamos das diferenças entre nós, entre cada família. Apesar de nossas delas e da nossa individualidade, juntos, nos fortalecemos”, reitera a diretora.
Durante todo o dia, o evento ofereceu diversas atrações: um brechó solidário, uma feira do livro e um espaço dedicado à cooperativa escolar Eccuart, que aproveitou o momento para premiar os vencedores do concurso fotográfico, cujo tema deste ano celebrava os 28 anos da cooperativa. A diversão das crianças foi garantida com pescaria e brinquedo inflável.
Outro momento especial foi a entrega de uma lembrança às famílias, simbolizadas por uma casinha de madeira, representando o acolhimento e a união.
Além das festividades, o Dia da Família foi uma oportunidade para a escola expor os trabalhos realizados ao longo do primeiro semestre. Foram apresentados projetos desenvolvidos a partir da Secretaria Municipal de Educação, como a leitura, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e o de educação financeira (em parceria com a Sicredi), além das iniciativas próprias da Emef Dom Pedro I.


