
Neste fim de semana, os amantes do canto coral poderão participar e se emocionar com a 12a Noite dos Corais, em Fazenda Vilanova, com o Encontro de Corais, em Poço das Antas, e com o 1º Kinder und Jugendtanztreffen von Westfälische Tanzgruppe, em Westfália.
A Secretaria de Educação e Cultura de Fazenda Vilanova realiza a 12ª Noite dos Corais, com apresentações de corais municipais e convidados. A programação ocorrerá nesta sexta-feira (18/7), a partir das 19h30, no auditório da Emef Edgar da Rosa Cardoso.
Participarão o Grupo Vocal Vozes da Fazenda e os corais da Oase de Santana, das Emeftis Santana e José Victor Mairesse, o Municipal Sempre Amigos e os convidados Inovação, de Linha Wink / Teutônia e Die Gauer’s Music, de Bom Retiro do Sul.
Conforme o secretário Fabiano Meneghini, a tradição do canto coral, representando desde o Coral da Oase da comunidade de Santana, que atua há mais de 76 anos, é “uma honra e uma marca da tradição de nosso povo, dessa herança ítalo-germânica presente na colonização de Fazenda Vilanova”.
Meneghini enfatiza que o incentivo ao canto coral acontece com oficinas nas duas escolas de turno integral da rede municipal, além da oficina de música que também trabalha o canto. ““”Essa cultura tem vida longa em nossa cidade e nós, da administração municipal, incentivamos esta prática”””, finaliza.
Sábado
No sábado (19/7), o grupo de danças de Westfália celebra 30 anos de história com a primeira edição do seu Encontro de Danças Infantis e Infantojuvenis. Estarão reunidos grupos folclóricos dos municípios de Brochier, Arroio do Meio, Imigrante, Poço das Antas, Teutônia, Paverama, Santa Clara do Sul, Forquetinha e Salvador do Sul, além dos anfitriões westfalianos.
Aberta ao público, a programação inicia às 9h, com recepção dos grupos em frente ao Salão da Oase. Em caso de chuva, a acolhida será transferida para o salão da Associação Cultural e Esportiva Fluminense, local do evento. Às 9h30, os participantes desfilam pela Rua Henrique Uebel até o Fluminense.
As apresentações começam às 10h30, com destaque para as categorias do grupo anfitrião. Às 11h30 haverá pausa para o almoço, com oferta de lanches durante todo o evento. Às 13h, os grupos visitantes voltam ao palco, seguidos por danças de integração e brincadeiras.
“Os eventos traduzem o espírito do nosso grupo, de união de gerações em torno da valorização das tradições alemãs. Celebrar os 30 anos com momentos como esses reforça o nosso compromisso com a cultura e com a comunidade, preservando a arte da dança”, ressalta a coordenadora do grupo, Taila Sofia Hollmann.
O grupo de Westfália terá o segundo momento de comemoração no sábado seguinte (26/7), com o 5º Café Colonial. O evento inicia às 19h, no salão da Associação Cultural e Esportiva Fluminense. Além da mesa com receitas típicas, a noite terá apresentações de todas as categorias do Westfälische Tanzgruppe, homenagens e peça teatral encenada pelos próprios dançarinos. Os ingressos podem ser adquiridos com os integrantes das categorias Juvenil e Oficial, ou por meio das redes sociais do grupo.
Já na noite do sábado, a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Poço das Antas promove mais uma edição do Encontro de Corais. A noite especial inicia a partir das 18h30 com recepção, seguida de apresentações na Igreja Cristo Rei, no Bairro Boa Vista.
Haverá a participação do Coral Municipal de Poço das Antas, dos Corais Municipais de São Pedro Da Serra e de Westfália, Coral Vida Bella da Assedi, de Encantado, Coros Municipais de Westfália e Colinas, Coro Masculino do Centro Cultural 25 de Julho, de Porto Alegre, Coro Armorial de Nova Prata e Coro Masculino Stadtplatz.