O secretário extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, participou do programa Espaço Aberto nesta quinta-feira (17/7) para anunciar avanços no programa habitacional voltado às famílias atingidas pelas enchentes de maio de 2024. Até o momento, mais de 4.100 moradias já foram entregues no estado, sendo quase 1.000 no Vale do Taquari. A expectativa do governo federal é chegar a mais de 20 mil famílias, por meio das modalidades Compra Assistida e Minha Casa, Minha Vida – Reconstrução.
O Secretário reconheceu que algumas cidades, especialmente Lajeado, enfrentam valorização imobiliária e escassez de imóveis de até R$ 200.000 no mercado. Por isso, foi autorizada a construção de mais 102 moradias em Lajeado, em parceria com a prefeitura, para as famílias atingidas.
“Quando vou entregar as chaves das casas, eu sempre peço para quem está recebendo diga para quem ainda não recebeu que todos vão ser beneficiados. Nós vamos chegar a todos”, afirma Hassen.
Outros municípios da região, como Estrela, Encantado, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul, também têm projetos em andamento. Em Cruzeiro do Sul, a construção de 500 moradias já foi autorizada e o projeto está em fase final de licença ambiental e aprovação municipal. Maneco reforçou que todas as obras seguem critérios técnicos e de segurança, evitando áreas de risco.
Confira a entrevista completa na íntegra: