PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e evasão de divisas na fronteira com o Uruguai

94

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (17/7), a Operação Cordyceps, com o objetivo de desarticular um grupo de operadores financeiros suspeito de envolvimento em esquemas de evasão de divisas e lavagem de dinheiro oriundo de atividades criminosas, como o tráfico internacional de drogas. A ação foi concentrada na cidade de Santana do Livramento (RS), na fronteira com Rivera, no Uruguai.

Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em residências de investigados e nas sedes de empresas supostamente usadas no esquema. Também foram executadas ordens de bloqueio de contas bancárias no valor de R$ 48 milhões e o sequestro de um veículo de luxo, avaliado em aproximadamente R$ 900 mil.

As investigações tiveram início a partir da Operação Massari, deflagrada em 2021, que desarticulou um sofisticado grupo envolvido em operações de câmbio paralelo e movimentação financeira irregular na fronteira sul do país.

Segundo a Polícia Federal, os investigados utilizavam empresas de fachada para realizar transações financeiras incompatíveis com sua capacidade econômica. Há indícios de que o grupo atuava com remessas ilegais de dinheiro ao exterior e lavagem de valores obtidos com o tráfico de entorpecentes.

Durante as buscas, foram apreendidos celulares, computadores, documentos fiscais e anotações que serão analisados para aprofundar a investigação. A Polícia Federal segue apurando o envolvimento dos suspeitos com outras organizações criminosas e atividades ilícitas transfronteiriças.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui