A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT) completa 20 anos de atuação em 2025. A celebração ocorreu na noite desta quinta-feira (17/7) na Sicredi Região dos Vales, em Encantado.
Estiveram reunidos membros das 20 entidades congregadas pela CIC VT, representando 4 mil empresas – em sua maioria, de pequeno e médio porte.
Ao longo dos 20 anos de atuação, a CIC VT esteve mobilizada por diversas causas, como a duplicação da BR-386, e, especialmente, a infraestrutura – desde elétrica a viária – e a luta constante pela redução de impostos.
A criação do Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas (APL AB VT) também foi um marco para a instituição. O APL hoje reúne mais de 50 empresas do ramo alimentício, com foco na busca por incentivos e ações conjuntas de promoção ao desenvolvimento no setor.
O presidente Angelo Fontana destacou que cada presidente trouxe uma característica para a CIC ao longo dos anos. Ressaltou a importância da representação de membros da CIC VT em nível estadual, como os três membros que hoje integram a diretoria da Federasul e a sua própria representatividade como vice-presidente regional da Fiergs. “Fundamental para conhecermos o Reconstrói RS”, disse.

A iniciativa do Instituto Ling, junto da Federasul e do Instituto Cultural Floresta, disponibilizou R$ 84 milhões para obras de reconstrução do RS após as enchentes – a CIC VT finaliza em breve a entrega de 11 pontes em diversas cidades contempladas pelo Vale.
O vice-presidente da CIC VT, Adelar Steffler, defende a infraestrutura para o desenvolvimento regional. “Para as cooperativas e as indústrias funcionarem, precisamos da infraestrutura para quem produz, desde o interior. Estamos há 4 anos trabalhando também pelo bloco 2, de extrema importância para o crescimento do Vale do Taquari. Também precisamos do anel viário, pois as pessoas precisam se locomover com segurança e agilidade. Defendemos, mas não podemos pagar a conta sem a infraestrutura necessária”, ponderou em discurso.
O evento também contou com o lançamento do livro “O Vale do Associativismo”, de autoria do ex-presidente da CIC VT, Ivandro Carlos Rosa, e do jornalista Emílio Rotta. Rosa destacou a evolução deste modelo desde a chegada de açorianos, alemães, italianos e outros imigrantes para o estado.
Em uma espécie de painel, os ex-presidentes Ito José Lanius, Pedro Antonio Barth e Ivandro Carlos Rosa e os líderes fundadores, Fernando Fensterseifer, Vanderson Scheibler e Paulo Inácio Frehlich relembraram os objetivos da constituição da CIC VT em 2005, em bate-papo coordenado pela secretária-executiva Simone Wobetto. Após, foram homenageados com placa comemorativa.

O último ato foi a implantação da cápsula do tempo. Cada associada – CIC, ACI, CDL – entregou um envelope contendo informações atuais, notícias e momentos marcantes de sua instituição. O objetivo é abrir a cápsula em 10 anos para análise da evolução registrada por cada entidade.
