Em Estrela, os índices de inadimplência de pessoas físicas em junho apresentaram uma queda, voltando aos níveis observados no início de 2025. De acordo com dados da CDL Porto Alegre, em parceria com a Equifax/Boa Vista, o município registrou 29,1% de inadimplentes, ou seja, pessoas com alguma restrição de crédito, cheque ou protesto. Esse número representa uma redução de 0,7% em relação a maio e, em comparação a janeiro, a taxa retornou ao mesmo patamar.
Os números de Estrela estão abaixo da média do Rio Grande do Sul, onde a inadimplência atingiu 34,6% em junho, um aumento de 0,3% em relação ao mês anterior.
Em Estrela, a distribuição da inadimplência entre os gêneros é equilibrada: 43,3% do sexo feminino e 43,31% do masculino, com 13,39% de registros não informados. Em relação à faixa etária, o maior índice de inadimplência é entre as pessoas de 65 a 77 anos. Já na faixa salarial, os maiores índices de inadimplência estão entre aqueles que recebem de R$ 1.401,00 a R$ 2.000,00 (30,5%).
Serviço de apoio à redução da inadimplência
Embora os índices em Estrela estejam abaixo da média estadual e nacional, a inadimplência continua a ser um desafio para a economia local e para os moradores da cidade. Diante disso, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis) tem intensificado suas ações para ajudar a mitigar os impactos da inadimplência na comunidade.
A Cacis oferece uma consultoria especializada, realizada pela empresa Portocob, que tem ampla experiência no setor. O serviço consiste em uma visita inicial de um profissional, que avalia o contexto de cada empresa. Com base nessas informações, a equipe da Portocob realiza os contatos e a cobrança dos valores devidos de forma profissional e ética, auxiliando na recuperação de créditos.
Para mais informações sobre o serviço, entre em contato pelo telefone (51) 99657-3664, com Jorge.