Curta-metragem “Gambá”, gravado em Teutônia, é selecionado para o Festival de Cinema de Gramado

679
Crédito: Reprodução

Um projeto nascido dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental 24 de Maio, de Teutônia, foi selecionado para o 53º Festival de Cinema de Gramado. O curta-metragem “Gambá”, dirigido pelo cineasta Maciel Fischer, é um dos 18 filmes escolhidos entre 222 inscritos.

A produção do filme foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura de Teutônia. Mais de 200 crianças participaram dos testes de elenco, com 103 efetivamente envolvidas no processo. Os protagonistas escolhidos foram os estudantes Vitor Hugo da Silva e Emanuelli Brandão.

As gravações aconteceram em diversos cenários do município, como Linha Catarina, além da Figueira Centenária, em Venâncio Aires.

Diretor Maciel Fischer participou do programa Espaço Aberto desta quinta-feira (25/7) / Crédito: Ariana Oliveira

O título Gambá foi escolhido de forma provocativa, com o objetivo de ressignificar a imagem do animal, muitas vezes mal interpretado, mas extremamente benéfico para o ecossistema.

A primeira exibição do curta ocorreu no Auditório do Colégio Teutônia na sexta-feira (18/7). Segundo a programação do Festival de Cinema, o curta “Gambá” será o oitavo a ser exibido no dia 16 de agosto, no Palácio dos Festivais. As sessões começam às 13h.

Em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura, foi feito um esforço coletivo para viabilizar a presença das crianças e suas famílias no evento. Embora nem toda a equipe possa estar presente, as crianças participarão. “Acredito que será uma experiência transformadora”, diz Fischer.

O início do curta

Inicialmente, a proposta era apenas produzir um documentário sobre a Escola 24 de Maio. No entanto, o entusiasmo dos alunos despertou um novo caminho: iniciou-se uma oficina na escola para as crianças que tivessem interesse em cinema.

Com a chegada da pandemia, as atividades precisaram ser interrompidas. Durante esse período de pausa, o diretor Maciel começou a esboçar uma nova história. “Eu pensei que se um dia eu fosse fazer um filme, eu iria primeiro dar oportunidade para as crianças da 24 de Maio. E foi justamente isso que a gente fez”, explica.

Após a aprovação do projeto por meio da Lei Paulo Gustavo, o diretor Maciel entrou em contato com a Secretaria de Educação e com a Escola 24 de Maio para dar início à produção do curta-metragem Gambá.

Confira a entrevista completa na íntegra:

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui