Arroio do Meio e Lajeado formalizam solicitação de nova ponte ao governador

82
Eduardo Leite solicitou que projeto seja encaminhado à análise do Conselho do Funrigs / Crédito: Divulgação

O prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, e a prefeita de Lajeado, Glaucia Schumacher, estiveram no Palácio Piratini na manhã de quarta-feira (23/7) para reforçar a solicitação de uma nova ponte sobre o Rio Forqueta, ligando os dois municípios. A reunião com o governador Eduardo Leite e equipe visou garantir uma ligação definitiva no ponto onde esteve a travessia provisória montada pelo Exército.

Eckert destacou a importância de mais uma ponte, facilitando a mobilidade de toda a região. “É uma obra que vem para somar às opções já existentes, que são a ponte da ERS-130 e a Ponte de Ferro”, afirma o gestor.

Ele também solicitou ao Estado a pavimentação asfáltica do trecho que liga a futura ponte até a estrada geral da Forqueta Baixa, bem como os reparos necessários após o intenso fluxo de veículos no período de obras da ponte da ERS-130.

Glaucia entregou ao governador o pedido de recapeamento de 700 metros da Rua Romeu Júlio Scherer, utilizada quando o fluxo de veículos pesados desviava pelo Bairro Olarias até a ponte, bem como a solicitação do asfaltamento de 2,1 quilômetros do trecho não pavimentado até as cabeceiras da ponte.

O governador Eduardo Leite pediu aos dois municípios que, junto com a equipe técnica do Estado, providenciem o projeto e o encaminhem para análise do Conselho do Fundo de Reconstrução, Recuperação e Resiliência do Rio Grande do Sul (Funrigs), que definirá sobre a possibilidade de liberar os recursos.

Ponte provisória

Alternativa para a travessia de veículos de cargas pesadas, a ponte provisória do Exército foi desativada no dia 6 de maio, após cerca de 7 meses de uso. A retirada ocorreu após a conclusão da nova ponte da ERS-130, sobre o Rio Forqueta, que restabeleceu em definitivo o tráfego na região após a enchente de maio de 2024.

A ponte fazia a conexão entre a Rua Romeu Júlio Scherer, em Lajeado, e a estrada geral da Forqueta Baixa, em Arroio do Meio, servindo como a principal ligação entre as partes alta e baixa do Vale do Taquari. Após a retirada definitiva, o acesso às cabeceiras foi bloqueado com material rígido para evitar que os veículos transitem até as cabeceiras da travessia provisória.

Demandas para a reconstrução

A prefeita de Lajeado entregou outras três demandas relacionadas às cheias: recursos para a limpeza dos terrenos e casas condenadas pela cheia de maio de 2024; para um parque na divisa com o município de Cruzeiro do Sul, criando um espaço de lazer e ocupação daquela região, que não poderá receber casas novamente; e para um novo centro de eventos e sede da Defesa Civil municipal no Parque do Imigrante. Esta proposta foi elaborada junto à Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e entidades produtivas e será protocolada via Funrigs.

“Nas próximas semanas, teremos uma reunião técnica com a equipe da Secretaria de Reconstrução do governo federal para apresentar detalhes e reforçar a importância desse novo espaço para o turismo, a retomada econômica e a resposta em momentos de crise”, citou Glaucia.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui