Associação de Agricultores de Colinas realiza primeira ação para otimizar trabalho no campo

218
Diretoria foi apresentada oficialmente no 1º Café Baile da associação, dia 18 / Crédito: Divulgação

Desde abril deste ano, Colinas possui oficialmente uma Associação dos Agricultores (AAC), um marco importante para a comunidade rural. A iniciativa busca fortalecer a união entre os produtores locais, promover o desenvolvimento agrícola e buscar melhorias técnicas e econômicas para os agricultores, em especial, aos associados.

A associação surge como uma ferramenta para apoiar os agricultores na melhoria das técnicas de cultivo, na aquisição de equipamentos modernos e na representação junto a órgãos públicos e entidades privadas. A união entre os agricultores possibilita uma troca de experiências e o fortalecimento das ações coletivas, que contribuem para o aumento da produtividade e para a sustentabilidade das propriedades rurais.

A apresentação oficial da diretoria ocorreu no dia 18 de julho, durante o 1º Café Baile da associação, na Comunidade Católica. O encontro marcou o início dos trabalhos formais da diretoria.

Primeiras ações

No dia 23 de julho foi realizada a entrega técnica dos equipamentos do kit de fenação, em busca da modernização das práticas agrícolas. Com esses novos recursos, os agricultores poderão otimizar o manejo do feno, melhorando a qualidade e a eficiência da produção de alimentos para o gado.

O kit de fenação foi doado para a associação através do Pix Solidário do Sicredi. “Com esse auxílio, a associação ganha mais visibilidade e oportunidades de crescimento, tornando-se mais estruturada, participativa e preparada para enfrentar os desafios do setor agropecuário”, analisa a primeira presidente da AAC, Aline Tais Meyring Lohmann.

Ainda no dia 23 foi realizado o primeiro enfardamento do pré-secado de azevém, a partir da aplicação de novas técnicas e tecnologias para melhorar a produção e a conservação das forragens. A ação ocorreu na propriedade do associado Selmar Joris.

Segundo a presidente Aline, a criação da Associação dos Agricultores de Colinas vai além da simples formalização de um grupo, ela simboliza a esperança de uma agricultura mais unida, fortalecida e preparada para enfrentar os desafios do futuro. “Nós, associação, vamos procurar gente capacitada para ajudar os associados em todos momentos. Já mostramos isso na nossa primeira realização de serviço”, conta.

Ela aponta que os agricultores têm sofrido muito com secas de anos, enxurradas, enchentes e crise da Cooperativa Languiru. “Muitas vezes ficamos sem chão, sem ter a quem procurar. O apoio da administração municipal tem importância fundamental para o fortalecimento das nossas iniciativas”, reforça Aline.

Ela explica que mais de 90% da receita de Colinas provém da agricultura. “A cessão de um espaço físico para a instalação e guarda do maquinário da associação representa um gesto concreto de parceria e comprometimento com o desenvolvimento rural do município”, diz.

A extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Colinas, Lídia Dhein, destaca que a união dos agricultores em uma associação representa um avanço significativo, “pois amplia sua voz coletiva, fortalece o poder de negociação e facilita o acesso a políticas públicas, assistência técnica e novos mercados”, aponta.

Sua expectativa é que a associação siga promovendo eventos, firmando parcerias e desenvolvendo projetos que “gerem benefícios concretos aos seus associados, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e para uma produção rural cada vez mais sustentável no município”.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui