A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) publicou nesta sexta-feira (1/8) o edital para a construção da primeira rampa de escape do Rio Grande do Sul. A obra será implantada no quilômetro 88 da ERS-129, entre os municípios de Muçum e Vespasiano Corrêa, em um trecho reconstruído após os deslizamentos causados pelas chuvas de maio de 2024.
Com 700 metros de extensão, a estrutura será instalada no sentido Vespasiano Corrêa–Muçum, no local onde atualmente há uma terceira faixa — que será removida para viabilizar a obra. O dispositivo é voltado principalmente para veículos pesados, como caminhões, e tem como objetivo proporcionar uma área segura para frenagem em situações de emergência.
As rampas de escape são estruturas laterais com declive e preenchidas com materiais como cascalho ou areia, que ajudam a reduzir a velocidade de veículos desgovernados e evitam acidentes graves.
A construção foi anunciada em julho, após reunião entre o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, o promotor de Justiça João Pedro Togni, do Ministério Público do RS, e os prefeitos de Muçum, Vespasiano Corrêa, Lajeado, Arroio do Meio, Encantado, Dois Lajeados e Guaporé.
“A implantação da primeira rampa de escape do estado é um importante passo na ampliação da segurança viária”, destacou Vanacôr.