Gestores alinham ações para fortalecer municípios

75
Reunião em Boa Vista do Sul marcou a associação dos municípios à entidade / Crédito: Divulgação

Em reunião realizada no dia 29 de julho em Boa Vista do Sul, os prefeitos dos oito municípios da região formalizaram a criação da Associação de Municípios do Sol Nascente (Amsol). A criação foi possível graças à aprovação da adesão pelas Câmaras de Vereadores das respectivas cidades. Importante ressaltar que, apesar da formalização da entidade, as cidades seguem fazendo parte da Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat).

A partir de agora, o objetivo de alinhar estratégias de desenvolvimento regional e a atuação conjunta entre os municípios será fortalecido.

Na reunião, foram debatidas pautas como o desenvolvimento de projetos e formações conjuntas nas áreas de saúde, assistência social, educação, turismo e gestão pública. Através da congregação, já ocorreram duas atividades junto aos gestores no primeiro semestre, com capacitações sobre previdência dos servidores públicos e mudanças e impactos da reforma tributária no orçamento dos municípios.

Outras ações da Amsol incluem a realização de eventos regionais inéditos, como o 1º Seminário Regional da Primeira Infância, voltado a profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, conselhos tutelares e gestão pública dos oito municípios associados. O encontro será realizado no dia 29 de agosto, das 8h30 às 16h, no Teatro Municipal de Colinas. Com o tema “Crianças TEA”, o evento traz uma formação qualificada sobre diagnóstico precoce, acolhimento, inclusão e atendimento às crianças com autismo, especialmente na primeira infância.

Demandas comuns

Os gestores também discutiram na reunião a intermediação de demandas comuns junto a órgãos estaduais e federais e a articulação com o Daer, especialmente sobre a ERS-419, que liga Poço das Antas a Teutônia, com foco na reclassificação da via e busca por investimentos para sua recuperação.

E o primeiro passo foi tomado nesta semana, quando lideranças de Teutônia, Poço das Antas e Westfália participaram de audiências com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, e o representante da Secretaria de Logística e Transportes, Antônio Celti, e com o governador em exercício, Gabriel Souza, em Porto Alegre.

Eles solicitaram investimentos para a recuperação da rodovia, bem como a pavimentação asfáltica do trecho de 2,2 quilômetros entre as linhas Clara e Frank, que interliga as três cidades.

Ainda, defenderam recursos para a instalação da UTI no Hospital Ouro Branco (HOB).


A partir do encontro regional, prefeitos de Westfália, Teutônia e Poço das Antas foram à capital solicitar recursos para demandas conjuntas / Crédito: Divulgação

Turismo

Na reunião entre os prefeitos na semana passada, deu-se início a um debate sobre a criação de uma rota turística regional, valorizando os atrativos dos oito municípios como forma de incentivar o turismo local e impulsionar a economia regional.

Nesse sentido, Paverama começou a intensificar o olhar para o turismo. Na quarta-feira (30/7), o Conselho Municipal de Turismo realizou um city tour junto à Amturvales. O objetivo foi apresentar os integrantes as potencialidades turísticas do município.

Durante o percurso, foram visitados diversos pontos de interesse, como a Igreja Centenária da Comunidade de Santa Manoela, a Estação Ferroviária da Cidade Baixa, o Túnel do Trem, no Morro Azul, a Morangos Bulle, o Alto do Morro dos Cavalos, o Paradouro Rosinha e o Pesque e Pague Azevedo.

Rotas frutíferas, mirantes, restaurantes com comida caseira, locais de lazer e descanso ao ar livre e a história e tradição religiosa se mostraram vivas em cada canto da cidade.

Professora há 17 anos em Paverama, Suzete foi a guia do evento e destacou a relevância desse tipo de atividade para manter viva a história local. Ela realiza o passeio com os alunos todos os anos no mês de abril, em comemoração ao aniversário do município. A proposta é apresentar a história da cidade de forma vivencial, mostrando os principais pontos culturais e turísticos. “Acreditamos que, ao conhecerem o passado, os alunos passam a valorizar ainda mais a cultura local e fortalecem sua identidade como paveramenses”, ressalta.


Turismo regional também foi debatido na Amsol e Paverama já começa a fortalecer movimentos / Crédito: Divulgação
- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui