“É mais do que defender a camisa do Ecas; representamos a cidade inteira”, ressalta dirigente

Com elenco baseado em jogadores da casa, clube volta a Série A do Regional

90
Mesmo com tantas adversidades, o Ecas conseguiur se reconstruir - Crédito: Ecas / Divulgação

O Esporte Clube Arroio da Seca (Ecas) representará o município de Imigrante na Série A do Campeonato Regional da Aslivata de 2025. Mais do que um clube de futebol, o Ecas entra em campo com um projeto que aposta na união de atletas das comunidades, na valorização da base de casa e no engajamento dos imigrantenses.

A preparação para o regional começou há um bom tempo, desde Campeonato Municipal de Imigrante. Segundo o diretor de esportes do clube, Leonardo Berá, o Ecas aproveitou a base que disputou ao competição e incorporou reforços vindos de outras quatro equipes do município: Riograndense, Cruzeiro, Canarinho e Avante. “Montamos uma seleção de Imigrante com atletas que se destacaram e também se enquadram no nosso perfil”, resume.

Mesmo com a base de Imigrante, alguns atletas se transferiram de outros clubes locais, como o goleiro Mateus, ex-Juventude da Berlim, que reforça o grupo com toda sua experiência. O clube também buscou atletas de regiões próximas, como Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Roca Sales, Colinas e Estrela, mas sempre priorizou nomes já integrados à realidade do Ecas.

Mais do que atletas, os próprios jogadores participaram da reconstrução do clube. Após a enchente de maio de 2024, que danificou 80% do gramado da praça esportiva, foi necessária uma força-tarefa da diretoria e dos atletas para viabilizar o retorno da equipe ao cenário regional. “Alguns atletas compraram produtos e venderam rifas para ajudar a cobrir custos da equipe. Isso só reforça e mostra o valor do grupo”, destaca Berá.

Experiência, juventude e futuro

Comandado por Moacir Lagemann “Zico”, o time aposta numa mescla entre veteranos campeões pelo clube e jovens talentos. Entre os destaques estão nomes como o experiente Giva, Tiago, Alan Marcão e Oscar, ao lado de jovens como Bebein, filho de Givanildo, com apenas 18 anos. “A ideia é unir a experiência com o fôlego da juventude para formar um grupo competitivo”, explica.

O Ecas também se posicionou fortemente a favor de um formato sub-23 para a categoria Aspirantes, como forma de incentivar a formação de novos atletas. Apesar de críticas de outros clubes durante a reunião da Aslivata, a equipe manteve sua filosofia e inscreveu mais de 30 jogadores com menos de 23 anos. “Temos meninos de 15 e 16 anos que já jogaram o municipal e agora vão estrear no regional. Isso é investir no futuro”, destaca o dirigente.

Extremos

A estreia do Ecas no campeonato foi no domingo (10/8), em casa, contra o atual campeão Juventude de Guaporé – um confronto que prometia contrastar projetos diferentes: de um lado, um time de alto investimento; do outro, uma equipe construída com base comunitária e voluntariado. “A pressão é deles. A nossa meta principal já foi alcançada, que era participar. Agora, queremos classificar entre os 16. Vamos brigar dentro de casa, com o apoio da nossa comunidade”, almeja. O duelo ficou empatado em 1 a 1.

A diretoria também mira melhorias estruturais para a praça esportiva, como iluminação e ampliação de arquibancadas. “Queremos transformar nosso espaço em um centro esportivo funcional e acessível. Já estamos em conversas para ampliar o uso da área anexa da prefeitura. Isso vai beneficiar não só o Ecas, mas toda a comunidade de Imigrante”, acrescenta.

O Ecas de 2025 volta a apostar no seu estilo de outras competições. Assim como em 2010, o clube revelou diversos jogadores que vieram a ser pentacampeões da Taça da Amizade e semifinalista do Regional em 2014. Com foco no futuro, a agremiação quer enraizar os valores da comunidade com forte engajamento de Imigrante no cenário regional – tendo em vista a tradição do passado.

Lista de inscritos:
Allan Webers
Daniel Junior Rabaioli
Dolph Thomas Kirsten Wiethölter
Edgar Calgaroto Filho
Emanuel de Freitas Senna
Emerson Antônio Matos Alves Varela
Everton Matheus Magedanz
Felipe Branchi Possamai
Felipe Luiz Bernardes
Givanildo Lopes de Senna
Glauco Henrique Prediger
Guilherme Vogt
Jean Carlos Lodi de Melo
João Victor Rodrigues Wiethölter
Jonatan Clara Zonatto
Juan Rafael Viana Cardoso
Lucas Wingert
Marcos Vinicius Guimarães
Mateus Rodrigues dos Santos
Oscar Augusto Trapp
Ralf Richter
Roger Wendel Cardoso Boessio
Tiago Unnewehr
Vagner Klein de Oliveira
Calendário:
RodadaDataLocalPartida
10/8ImigranteEcas1×1Juventude-Guap
17/8Marques de SouzaBrasilxEcas
24/8ImigranteEcasxCanabarrense
31/8ImigranteEcasxNacional
7/9Folga
14/9Folga
21/9Poço das AntasPoço das AntasxEcas
29/8Nova BrésciaTiradentesxEcas
- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui