Genética forense identifica mulher desaparecida na enchente no Rio Taquari

74
Crédito: Divulgação

O Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) identificou, nesta quarta-feira (13/8), o corpo de uma mulher desaparecida durante as enchentes de maio de 2024. Os restos corporais foram localizados em junho às margens do Rio Taquari, entre Triunfo e General Câmara, por uma equipe do serviço de balsa. Em avançado estado de decomposição, o corpo não pôde ser identificado por métodos tradicionais.

A confirmação só foi possível graças ao cruzamento de informações no Banco de Perfis Genéticos do Estado, que apontou correspondência com material genético da filha da vítima. A amostra havia sido coletada durante a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, em 2024.

Coincidentemente, o “match” aconteceu durante a edição de 2025 da campanha, que segue até 15 de agosto em diversas cidades gaúchas. Segundo a chefe da Divisão de Genética Forense do IGP, Cecília Fricke Matte, a participação dos familiares é fundamental para encerrar casos como este. “Cada perfil doado representa uma chance real de encerrar um ciclo de incerteza e dor”, destacou.

Com esta identificação, o Rio Grande do Sul chega a 105 casos solucionados exclusivamente por meio do Banco de Perfis Genéticos, quatro deles a partir de coletas feitas na edição de 2024 da campanha. O Estado ocupa atualmente a 4ª posição nacional em número de contribuições ao Banco Nacional de Perfis Genéticos, mantido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui