A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, nesta sexta-feira (15/8), mais uma morte decorrente das enchentes que atingiram o estado em maio de 2024. A vítima é Adriana Maria da Silva, de Cruzeiro do Sul, desaparecida desde 2 de maio do ano passado.
A identificação foi possível a partir de exames de DNA realizados pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), com apoio da Polícia Civil. O corpo havia sido localizado em junho, às margens do Rio Taquari, entre Triunfo e General Câmara, em estado avançado de decomposição. A confirmação ocorreu por meio de cruzamento de dados no Banco de Perfis Genéticos, após coleta de material da filha da vítima durante a campanha nacional realizada em 2024.
Com a atualização, o número de mortes pela catástrofe climática chega a 185, e mais de 20 pessoas seguem desaparecidas. A Defesa Civil informou que já está retirando o nome de Adriana da lista de desaparecidos e incluindo na relação oficial de óbitos.
A enchente histórica atingiu quase todos os municípios gaúchos, devastou cidades da Região Metropolitana e do Vale do Taquari e deixou milhares de famílias desabrigadas.