O governador Eduardo Leite e a Lactalis Brasil anunciaram na 48ª Expointer, um investimento de R$ 400 milhões em cinco unidades industriais no Rio Grande do Sul, com destaque para Teutônia, que receberá aportes tanto na indústria quanto em centro de distribuição.
O investimento será realizado até 2028 e tem como objetivo ampliar a produção de queijos prato e mussarela, whey protein, manteiga, requeijão e composto lácteo. Teutônia, junto com Ijuí, Santa Rosa e Três de Maio, está entre os municípios beneficiados diretamente pela expansão da produção e da logística da empresa. Teutônia terá papel estratégico não apenas na produção, mas também na logística, com um dos dois novos centros de distribuição previstos pelo grupo.
Segundo o CEO da Lactalis Brasil, Roosevelt Júnior, a produção anual no RS deve crescer de 304 mil para 453 mil toneladas, exigindo aumento na captação de leite de 900 milhões para 1,3 bilhão de litros por ano – o que representa 10% a mais na produção do Estado apenas para atender à empresa.
Entre as linhas de produção a serem incrementadas no Rio Grande do Sul, haverá ganho substancial no processamento de queijos. Ao fim de 2028, a empresa pretende produzir 100 mil toneladas de queijos/ano no Rio Grande do Sul, 70% mais do que as atuais 58 mil toneladas.