Estrela ajusta alíquota da Previdência e garante aumento para evitar perdas

78
Vereador Mauri de Moura / Crédito: Rudimar Thomas

Lucas Leandro Brune e Rudimar Thomas

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Estrela realizada no dia 2 de setembro teve como destaque a votação de projeto para adequar a contribuição previdenciária dos servidores municipais às exigências da legislação federal.

O vereador Valderes Oliveira da Rosa (PSD), o Maninho, explicou a importância da medida para manter a regularidade do município. A atualização era necessária para que Estrela não perdesse acesso a recursos federais. “Cada município tem a Certidão de Regularidade Previdenciária (CRP), que é o que exige o governo federal. Nós tivemos uma obrigação anterior de aumentar a alíquota até 14%, que não foi cumprida ainda. Em face disso, o município momentaneamente perdeu a CRP, que dá acesso aos recursos federais”, afirmou.

Maninho destacou que a adequação é obrigatória. “O governo federal deu até dezembro para o Município se adequar, sob pena de perder a CRP novamente e não ter acesso aos recursos federais. Então, o Município está aumentando as alíquotas ao Fundo de Previdência do município (Funprev) para até 14%”, explicou.

Para compensar a elevação no desconto previdenciário, a prefeitura de Estrela decidiu conceder um reajuste aos servidores. “O município também está fazendo, com responsabilidade, um aumento real para os funcionários públicos não terem perda. Ele vai ter uma alíquota maior, que é a exigência do governo federal, mas também uma recomposição para fazer frente a esse aumento”, frisou.

O vereador ressaltou que a medida garante dois pontos essenciais: a manutenção dos direitos dos trabalhadores e a regularidade do município junto à União. “Assim, o nosso funcionário público não terá perda no salário”, destacou.

Maninho fez questão de elogiar o trabalho técnico que embasou a decisão. “Gostaria de mencionar também o trabalho de excelência da funcionária Letícia, que é contadora e trouxe esse assunto de forma clara e sucinta para os vereadores”, afirmou.

Despedida

Além da pauta previdenciária, o vereador comentou a despedida do colega Mauri Andrei de Moura, que ocupou a cadeira nos últimos 7 meses. “Mauri fez um trabalho de qualidade, é um vereador puro, que faz um trabalho social fantástico aqui em Estrela. Emocionou muito a Câmara com a sua despedida, porque é um guri de coração puro, que sempre respeitou cada vereador e fez um trabalho pautado em ideias. Perdemos um colega e um amigo”, declarou.

Mauri de Moura se despede da Câmara

A sessão da Câmara de Vereadores de Estrela de segunda-feira (2/9) foi marcada pela despedida do vereador Mauri Andrei de Moura (PSDB). O suplente ocupou a cadeira por 7 meses, durante o período em que o titular, Darlã Bellini (PSDB), esteve à frente da Secretaria Municipal de Cultura.

Moura relatou como surgiu a oportunidade de atuar no Legislativo e destacou a emoção do momento. “Eu sou nascido em Estrela e sempre participei dos esportes, dos projetos sociais. Então, a minha entrada na política foi para poder fazer mais, poder ajudar mais, não só o esporte, mas o nosso povo aqui de Estrela”, conta.

Ele lembrou da trajetória até assumir a função. “Acabei concorrendo pelo PSDB, ficando de segundo suplente, com 153 votos. O nosso vereador titular, o Darlã Bellini, acabou assumindo a Cultura. E, na época, o primeiro suplente, Gerson da Silva, Gersinho, ficaria como vereador, mas acabou acontecendo a tragédia. Então, eu entrei e fiquei nesses 7 meses”, explica.

Durante o período, Moura destacou projetos que buscou viabilizar. “Tenho trabalhado no projeto no Bairro Nova Morada para fazer um campo de futebol 11, porque a demanda do bairro é muito grande e eles não têm um campo de futebol lá. Tenho trabalhado em outros projetos. Recentemente, recebi uma notícia de uma senhora de 57 anos que não tinha conseguido a casa ainda. Então, peguei os documentos dela, corri atrás na habitação e acabou a notícia vindo que ela vai ganhar a casa. Então, para mim, já valeu tudo isso”, comemora.

O vereador também falou sobre a boa convivência com os colegas e a importância da fé em sua atuação política. “Isso é devido ao nosso caráter, de querer ajudar o povo, de fazer amizades. Em vez de ficar um agredindo o outro, a gente dá as mãos e cresce. Eu sempre falo da fé cristã. O primeiro mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas e o segundo é amar o meu próximo. Nós estamos aqui para dar as mãos e usar a nossa fé para crescer juntos. O município ganha com isso”, afirma.

Com a volta de Darlã Bellini ao Legislativo, Mauri retorna à condição de suplente, mas garante seguir acompanhando e apoiando projetos para a comunidade.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui