O Sesc Lajeado realizou a primeira edição do Oscar do Voluntariado, evento que reconhece e valoriza iniciativas comunitárias com impacto social na região. Promovida pelo Programa Sesc de Voluntariado, a cerimônia reuniu representantes do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, sindicatos parceiros e voluntários locais.
Durante a abertura, foi lançado também o projeto Somar – Multiplicadores do Futuro, voltado à formação de jovens lideranças com foco em cidadania e solidariedade.
Projetos premiados
Dez iniciativas participaram da edição de estreia, avaliadas em quatro eixos temáticos. Os vencedores foram Grupo das Tricoteiras – Eixo Sementes do Futuro; Projeto Clow e Seu Sorrir – Eixo Cuidar é Resistir; Cachorro-Quente Solidário – Lions Clube – Eixo Raízes da Esperança; Orquestra Jovem de Lajeado – Eixo Vozes que Florescem.
Outros projetos também receberam certificados de reconhecimento, como: JCI Lajeado – Oratória nas Escolas, Instituição Acacia, Bike Solidária, ASAAS (Associação de Suporte ao Autismo de Santa Clara do Sul), Ecos – Equipe Coração Solidário e Um Ato de Bondade de Cada Vez (Lions Clube).
Para a diretora do Sesc Lajeado, Betina Durayski, o evento marca um novo momento para o fortalecimento do voluntariado na região. “Oscar do Voluntariado é um marco para reforçar a importância da união e do protagonismo comunitário”, afirmou. A premiação integrou a programação do Dia Nacional do Voluntariado e deverá ocorrer anualmente.