Estado reúne estudantes e gestores para debater Ensino Médio em tempo integral

136
Crédito: Ascom Seduc

Mais de 600 pessoas participaram de um encontro promovido pela Secretaria da Educação (Seduc) na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), na segunda-feira (15/9) com foco no protagonismo estudantil e no Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) na Rede Estadual. O evento foi dividido em dois momentos principais: o Fórum de Protagonismo, com a presença de 270 estudantes de escolas de Ensino Médo em Tempo Integral e o encontro “Chimas e Prosa: Ensino Médio em Tempo Integral em Debate”, voltado para diretores e representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Durante o Fórum, lideranças estudantis compartilharam experiências e discutiram o papel ativo dos jovens na escola. Carolina, aluna do 2º ano do Instituto Estadual Arcoverde e representante do Grêmio Estudantil, participou pela primeira vez. “É bem divertido, é algo muito diferente. Acho que vai melhorar bastante os nossos estudos para todos os jovens protagonistas que estão aqui. É inspirador estar com mais de duzentos jovens e poder compartilhar experiências”, afirmou.

Já o “Chimas e Prosa” reuniu mais de 270 diretores da Rede Estadual, além de 30 representantes das CREs. O debate foi conduzido por consultores do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e técnicos da Seduc, abordando os desafios e conquistas do modelo integral, com o objetivo de aprimorar sua aplicação nas escolas.

Ana Melos, coordenadora de implementação do EMTI, explicou que o evento foi pensado para oferecer duas perspectivas sobre a implantação do ensino médio em tempo integral: a dos estudantes e a dos gestores escolares. A secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, destacou a consolidação do Ensino Médio em Tempo Integral no Rio Grande do Sul. Ela reforçou que o modelo vem sendo construído ao longo de anos e que, neste momento, alcançou um estágio de amadurecimento.

O modelo de tempo integral teve forte expansão a partir de 2022. De 11 escolas inicialmente, o Estado passou a contar com 298 unidades EMTI.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui