Uma estação de monitoramento hidrometeorológico de última geração começou a ser implantada no Arroio Boa Vista, em Teutônia. O sistema, baseado na tecnologia nowcasting, fornecerá informações a cada 15 segundos, ampliando a confiabilidade dos alertas de enchente e a segurança da população.
A etapa operacional teve início no sábado, 13 de setembro, com a contratação, pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, de uma empresa especializada para a instalação e operação do equipamento. A estrutura será instalada inicialmente na ponte que liga Teutônia a Westfália, na Linha Frank.
O trabalho contou com a presença de técnicos da empresa catarinense MKS Sistemas/Qualle Control, que realizaram vistoria técnica e definiram o ponto exato de instalação, acompanhados pela equipe da Defesa Civil de Teutônia.
Em um primeiro momento, a estação será fixada na ponte atual. Com a conclusão da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, na localidade de Pontes Filho, o equipamento será transferido para o novo local, a fim de otimizar o tempo de resposta e garantir ainda mais eficiência ao sistema.
Para o coordenador da Defesa Civil de Teutônia, Marco Antônio Franck, o investimento representa um marco para a região.
— Esta estação de nowcasting é um divisor de águas para o nosso sistema de prevenção. Receber dados em tempo real, a cada 15 segundos, nos dá precisão e agilidade sem precedentes. Assim, poderemos emitir alertas com muito mais confiabilidade e antecedência, salvando vidas e reduzindo danos materiais em situações críticas — destacou.
A nova estação terá como principal função monitorar, em tempo real, as condições climáticas e o nível do Arroio Boa Vista. A alta frequência das leituras torna possível prever com precisão eventos de curtíssimo prazo, permitindo a emissão de alertas imediatos em áreas vulneráveis a enchentes.