Inaugurada a primeira planta de biometano do RS

148
Crédito: Mauricio Tonetto / Secom

Foi inaugurada nesta segunda-feira (15/9), em Minas do Leão, a primeira planta de produção de biometano do Rio Grande do Sul. Instalada na Unidade de Valorização Sustentável (UVS) da CRVR, a Biometano Sul é controlada pela Arpoador Energia e pelo Grupo Solví. O empreendimento é considerado um marco na transição energética do Estado e um dos mais modernos do país.

Com capacidade de produção de 66 mil metros cúbicos diários, a planta transforma resíduos orgânicos — provenientes de 85 municípios gaúchos — em combustível renovável. O projeto recebeu R$ 150 milhões em investimentos, com financiamento do BNDES via Fundo Clima, além de incentivos fiscais estaduais, como o Fundopem-RS e o Integrar RS.

Toda a produção inicial já foi comercializada com a Ultragaz e será destinada ao mercado industrial. A iniciativa reforça o uso de soluções limpas e renováveis na matriz energética gaúcha.

Durante a cerimônia de inauguração, representantes da Biometano Sul destacaram que a planta de Minas do Leão é apenas o começo: uma segunda unidade já está em construção em São Leopoldo, com capacidade para gerar 34 mil metros cúbicos de biometano por dia.

O biometano é produzido a partir da purificação do biogás gerado pela decomposição de resíduos orgânicos em aterros sanitários. Considerado um substituto sustentável ao gás natural, ele pode ser usado em indústrias, residências e veículos, representando uma alternativa estratégica na redução das emissões de gases de efeito estufa.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui