Estado confirma aporte de R$ 358 milhões para construção de ponte entre Estrela e Cruzeiro do Sul

110
Representantes do Estado estiveram na Univates para anunciar a obra. Crédito: Thiago Maurique

O governador Eduardo Leite confirmou na tarde desta quarta-feira (17/9) o investimento do Estado para a construção da ponte que interligará os municípios de Estrela (ERS-129) a Cruzeiro do Sul (ERS-130), mais conhecida como Ponte dos Vales. A informação foi repassada em evento exclusivo para o anúncio, realizado na Univates, em Lajeado.

Serão investidos R$ 358 milhões através do Funrigs – Fundo Plano Rio Grande -, tendo em vista que essa é uma obra de resiliência climática.

A obra será erguida em um método construtivo diferente, nunca feito pelo governo do Estado, o que permitirá que a ponte fique pronta em até 18 meses. Isso será feito tendo em vista que o prazo para a conclusão das obras do Funrigs é até 2027.

Tendo em vista o ineditismo da obra, Leite complementou que precisará alinhar o método com os órgãos reguladores. A ponte ficará aos cuidados do Departamento de Estradas de Rodagem (Daer).

O governador, o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella e o diretor do Daer, Luciano Faustino, apresentaram à comunidade o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).

“É indiscutível: a região precisa de uma nova ponte. Está comprovado, não apenas pela condição do que enfrentou, mas também porque a região cresce e se desenvolve muito”, citou o secretário Costella. Ele não descartou a possibilidade da construção de outras novas pontes. “Quanto maiores as obras que nós tivermos ligando a região, por sua condição e pelo que representa para o Rio Grande do Sul em tudo que produz”, disse.

Os gestores da região e demais presentes no encontro vibraram com a notícia, que representa um marco para o Vale do Taquari e para o estado. A Ponte dos Vales vinha sendo assunto constante e amplamente defendida pela Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC VT), bem como demais entidades.

Faustino, do Daer, o secretário Costella e Leite deram mais detalhes sobre a construção. Crédito: Thiago Maurique
- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui