Semana Farroupilha inicia com desfiles, cavalgadas e mateada

164
O acendimento da Chama Crioula marca o início oficial das atividades em cada município / Crédito: Prefeitura de Estrela - Divulgação

Os festejos farroupilhas iniciaram oficialmente neste fim de semana. Em solenidade realizada neste domingo (14/9), a centelha da Chama Crioula foi conduzida até o Palácio Piratini. O ato simbólico reuniu autoridades, lideranças tradicionalistas e representantes da cultura gaúcha em um momento de celebração das raízes e da identidade do povo sul-rio-grandense. O vice-governador Gabriel Souza recebeu o fogo simbólico das mãos do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Alessandro Gradaschi, e, juntos, acenderam o candeeiro.

Na região, Estrela, Fazenda Vilanova, Paverama e Westfália deram início as suas programações. Em Estrela, as primeiras atividades ocorreram no sábado (13/9) no CTG Raça Gaudéria, com Alvorada Festiva, oficinas culturais, declamações e danças. No domingo ocorreu a abertura oficial, realizada na Cabanha Roncador / CTG Estrela do Rio Grande, reunindo autoridades, tradicionalistas e a comunidade. Após o ato, os presentes participaram de almoço com churrasco e assistiram ao show de Diego Rodrigues e Grupo.

Em Fazenda Vilanova, a programação do CTG Pousada dos Tropeiros iniciou no sábado com a tradicional roda de chimarrão e passeio a cavalo. À noite aconteceu a abertura oficial da Semana Farroupilha, seguida pelo laço de vaquinha parada para peões e prendinhas. No domingo, os visitantes tiveram a oportunidade de participar de um curso de danças e aproveitar o tradicional carreteiro campeiro.

“Foi um momento de muito emoção e orgulho. Emoção pelos que partiram durante guerra e orgulho por esse povo aguerrido e forte que mantém viva a nossa tradição. A entidade está firme no propósito de manter a nossa tradição e a fé em Deus viva, passando seus valores para as novas gerações e fomentando a equidade de uma sociedade muitas vezes com tantas desigualdades”, afirma a patroa do CTG, Zilda Juares Anjos.


Cavaleiros desfilaram durante a abertura da Semana Farroupilha em Fazenda Vilanova / Crédito: Divulgação

Já em Paverama, as celebrações começaram no dia 7 com a chegada da Chama Crioula ao acampamento. Neste fim de semana ocorreu a abertura oficial da programação, com apresentação do grupo “Notas do Amanhã”, formado por participantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e da invernada artística do CTG Querência do Tio Pedro, seguida por um fandango animado pelo Grupo Luz de Candieiro. O domingo começou com uma cavalgada, seguida de missa crioula. À tarde, ocorreram apresentação das invernadas e fandango com João Luís Corrêa e Paulo de Souza.

Em Paverama, o mês do gaúcho é celebrado através do 4º Acampamento Farroupilha do município, que reúne 11 casas temáticas montadas atrás da Escola Prudêncio Franklin dos Reis, no Bairro Morro Bonito. O espaço se consolida como forma de preservar e valorizar as tradições gaúchas.

4º Acampamento Farroupilha de Paverama reúne 11 casas temáticas / Crédito: Prefeitura de Paverama – Divulgação

Em Westfália, a programação foi organizada pelo CTG Querência Westfaliana e iniciou com a chegada da chama crioula. O domingo (14/9) foi marcado pelo Desfile Farroupilha, um dos momentos mais marcantes e tradicionais da Semana. A patroa do CTG, Margrit Inez Wahlbrink, avalia positivamente o evento, que encerrou as programações no município. No feriado de 20 de setembro, a comunidade se reúne em Teutônia.


Desfile Farroupilha encerrou as atividades em Westfália / Crédito: Paloma Valandro – Divulgação
- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui