Hospital Bruno Born realiza primeiro Fórum de Doação de Órgãos e Transplantes

115
Crédito: Anderson Lopes

O Auditório do Hospital Bruno Born será sede nesta sexta-feira (19/9) do primeiro Fórum de Doação de Órgãos e Transplantes, coordenado pela Organização de Procura de Órgãos (OPO), responsável por gerenciar o processo de doação e transplantes na instituição. O evento tem como objetivo desmistificar mitos sobre a doação de órgãos, conscientizar a comunidade e capacitar equipes técnicas para lidar com situações críticas e mudanças no setor.

Em entrevista à Rádio Popular, o neurocirurgião Dr. Marcos Frank destacou a importância de iniciativas como essa. “Temos um hospital preparado para toda a linha de transplantes, desde a retirada de órgãos até o procedimento em si, mas é fundamental conscientizar as pessoas de que doar órgãos é um gesto de amor que pode salvar muitas vidas”, afirmou.

A programação do Fórum, que acontece no auditório do 14º andar, contará com palestras de profissionais da área. O cronograma inclui a apresentação sobre a doação de órgãos no Rio Grande do Sul e no Brasil, conduzida por James Cassiano da Silva, seguida de orientações sobre identificação e manutenção do potencial doador, com participação do Dr. Lucas Pereira Mallmann e das enfermeiras Adriana Calvi e Angélica Oliveira. Também haverá uma palestra sobre comunicação em situações críticas, conduzida pela enfermeira Simone Lysakowski, e encerramento com o relato de vida de James Cassiano da Silva.

A OPO atua na identificação, manutenção e captação de potenciais doadores, além de divulgar a política de transplantes e trabalhar em parceria com a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTTs), reforçando a importância da doação de órgãos e tecidos tanto para a comunidade interna quanto externa.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui