Projeto promove prazer de aprender brincando fora do ambiente escolar na Emef Guilherme Sommer

“Sr. Alfabeto” visa fomentar momentos de qualidade entre os alunos e suas famílias longe das telas

1698
Crianças aguardam com expectativa o momento de levar a mala para casa - Crédito: Arquivo Pessoal / Divulgação

Os alunos da turma da Pré-Escola nível B da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Guilherme Sommer, do Bairro Centro Administrativo, vivem uma experiência diferente com o projeto “Sr. Alfabeto”, uma proposta pedagógica que une brincadeira, criatividade e o envolvimento das famílias no processo de aprendizagem das crianças. A atividade é coordenada pela professora Eliane Brandão.

A ideia central do projeto é fortalecer o vínculo entre escola e família, a partir de momentos de qualidade longe das telas e do incentivo à interação e à aprendizagem de forma lúdica e significativa. “Nosso principal objetivo é promover experiências e muitas memórias afetivas e educativas fora do ambiente escolar. Queremos incentivar que pais e filhos deixem as telas um pouco de lado e descubram juntos o prazer de aprender brincando”, cita Eliane.

Cada criança recebe em sua casa a “Mala do Sr. Alfabeto”, um kit especial recheado de elementos que convidam à brincadeira e à imaginação. Dentro da mala está a historinha do Sr. Alfabeto e potes com peças de quebra-cabeça com recortes de letras, que permitem montar o personagem Sr. Alfabeto de formas variadas. Com essas letras, as crianças também são incentivadas a formar o próprio nome e o nome de seus familiares, desenvolvendo a consciência fonológica e a familiaridade com o alfabeto.

A mala também inclui bigode, avental, toalha, receita de bolo e diversos enfeites para que as famílias possam preparar e comemorar, juntas, a festa de aniversário do Sr. Alfabeto. A proposta é que todos participem ativamente, organizando a “festinha”, montando o personagem, preparando a receita e, acima de tudo, compartilhando momentos divertidos e educativos.

“O projeto ‘Sr. Alfabeto’ tem rendido belas histórias, registros das famílias e, principalmente, muitos sorrisos das crianças, que aguardam ansiosas sua vez de levar a mala para casa. É muito gratificante perceber o envolvimento das famílias, expressado nos inúmeros elogios ao trabalho que temos desenvolvido, e ver a participação ativa e os frutos positivos deste projeto, refletidos nas mensagens carinhosas e nas imagens compartilhadas”, cita a professora.

A iniciativa reforça o compromisso da escola com uma educação integrada, acolhedora e participativa, em que a aprendizagem vai muito além – ela acontece em diversas situações do contexto diário.

- publicidade -