A Associação Cultural e Recreativa de Linha Clara realiza neste domingo (5/10) mais uma edição do Tiro Rei. Em 115 anos de história, a tradição só não ocorreu entre 2020 e 2021 devido à pandemia e durante a Segunda Guerra Mundial.
A programação inicia cedo, com recepção da Corte 2024/2025 na casa da 1ª princesa, Deise Brackmann. Conforme os costumes, rei, rainha, cavalheiros, princesas e o melhor atirador se dirigem até a Associação para o início da competição.
Apesar do início da competição do Tiro Rei ser às 11h, o encerramento das inscrições ocorre às 15h. Isso porque cada sócio tem direito a três tiros, que não podem ser dados em sequência. Dessa forma, até as 15h é preciso dar o primeiro tiro.
As atividades encerram no fim da tarde, quando todos os participantes tiverem dado seus tiros. O público então se dirige até o alvo, retirado para que todos conheçam os melhores atiradores. Tanto o novo rei quanto a nova rainha acompanham a condução do alvo até o salão, quando o restante da Corte do Rei 2025/2026 será anunciada. Tradicionalmente, a coroação oficial do grupo ocorre em março do ano seguinte, durante o Baile do Rei.
O presidente da Associação, Werner Wiebusch, participa do Tiro Rei desde os 20 anos. Em 1987, com 27 anos, recebeu seu primeiro título de rei. Trinta e dois anos depois, em 2019, veio o segundo troféu. Em 2020, ele entregou o título para o cunhado, Décio Schneider. Já em 2024, o irmão, Vilson Wiebusch, se tornou o 2º cavalheiro.
“Antes de mim, por duas oportunidades meu pai também foi rei, além de cavalheiro. Temos uma tradição familiar. O que nos preocupa como associação é justamente a sucessão, pois vemos que os jovens têm dificuldade em aderir a esse e outros esportes. Muitas tradições trazidas pelos nossos antepassados, especialmente no interior, começam a desaparecer com os anos. Essas culturas enriquecem muito nossa vida”, aponta Wiebusch.
A prática de tiro ocorre sempre no 1º domingo de cada mês, quando cerca de 50 pessoas se reúnem no único estande de tiro da região na modalidade carabina apoiada para confraternizar e se divertir. “Tudo depende de ti, é diferente de futebol ou de cartas, por exemplo, onde a equipe faz junto. É o teu braço, o teu pulso, a tua respiração. A conquista de um título é algo exclusivamente seu”, enfatiza o presidente.
Entenda
O Tiro ao Alvo é prática tradicional na comunidade de Linha Clara desde 1910. Apesar de adaptações na legislação, a prática continua ativa e a cada ano acontece a escolha dos melhores atiradores.
O rei e a rainha são aqueles que conseguem os melhores tiros do dia. O segundo melhor leva o título de primeiro cavalheiro ou primeira princesa. O terceiro fica como segundo cavalheiro ou segunda princesa. E o associado que tiver a melhor pontuação na soma dos três disparos é o melhor atirador – não sendo necessariamente o rei ou a rainha.
Em 2024, Mildi Wilsmann recebeu a faixa de rainha da bicampeã Daiane Stapenhorst, que ficou como segunda princesa. Deise Brackmann completa a corte feminina como primeira princesa.
Já Dalvane Wermeier foi eleito o rei. Ele participou pela quinta vez do torneio e está acompanhado do primeiro cavalheiro Eloir Rückert e do segundo cavalheiro, Vilson Wiebusch. O melhor atirador é Ademio Krützmann.

A comunidade sedia o único estande de tiro da região na modalidade carabina apoiada / Crédito: Arquivo FP
2º Tiro Germânico
Ainda, no mesmo dia será realizada a segunda edição do Tiro Germânico, promovido pela Rota Germânica de Teutônia. Entre as diferenças, a modalidade é realizada com arma de pressão, diferente do Tiro Rei (carabina apoiada). O 2º Tiro Germânico gera premiação para os primeiros, segundos e terceiros melhores atiradores, masculino e feminino.
A disputa será aberta ao público e quem vier com trajes típicos germânicos ganhará 50% de desconto na participação. A arma – de pressão, com 6.35 milímetros e luneta – é fornecida pela Rota Germânica, em parceria com a Eco Caça e Pesca Teutônia. Os tiros são disparados a 15 metros de distância, e o alvo é a ficha de inscrição. Ela será utilizada para soma dos pontos e premiação. Cada ticket dá direito a três tiros e deve ser adquirido no dia.
A organização prepara também almoço colonial, apresentação de coral, de danças alemãs e de bandinha, bem como visitação à AntickHaus Bergmann, ponto turístico perto do estande de tiro.
Programação do Tiro Rei
9h30: Recepção da Corte na residência de Deise Brackmann em Lª Clara Fundos
11h: Início da competição do Tiro Rei
12h: Almoço (R$ 50 e gratuito para associados e cônjuges)
14h: Tiro Germânico (Rota Germânica)
15h: Encerramento das inscrições para o Tiro Rei
17h: Divulgação e desfile da nova corte 2025/2026
Corte do Rei 2024/2025
Rei: Dalvane Wehrmeier
1º Cavalheiro: Eloir Rückert
2º Cavalheiro: Vilson Wiebusch
Rainha: Mildi Wilsmann
1ª Princesa: Deise Brackmann
2ª Princesa: Daiane Stapenhorst
Melhor atirador: Ademio Krutzmann