RS cria comitê para monitorar possíveis casos de bebidas contaminadas por metanol

564
Crédito: Pexels

O governador Eduardo Leite determinou a criação de um comitê envolvendo as secretarias da Saúde, Segurança Pública e Agricultura para monitorar e responder rapidamente a possíveis casos de contaminação por metanol em bebidas alcoólicas no Rio Grande do Sul.

Embora o Estado ainda não tenha registrado nenhum caso de intoxicação, a medida tem caráter preventivo, visando garantir agilidade em eventuais situações de risco. O comitê contará com a participação de órgãos como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a Polícia Civil, a Brigada Militar e o Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Pela área da Segurança Pública, o secretário Sandro Caron solicitou atenção redobrada das forças policiais quanto à possível adulteração de bebidas alcoólicas no Estado. O Instituto-Geral de Perícias também alerta a população para redobrar os cuidados na hora de adquirir bebidas alcoólicas, especialmente diante do aumento de casos de intoxicação por metanol em outros Estados.

Dicas de prevenção:

  • Tampa e lacre: Evite produtos com lacre violado, danificado ou sem o selo de controle (IPI).
  • Conteúdo: Suspeite de líquidos com coloração estranha, resíduos ou nível de enchimento irregular.
  • Rótulo: Atenção a erros de ortografia, má qualidade de impressão ou falta de informações em português.
  • Preço: Valores muito abaixo do mercado são sinal de alerta.
  • Ponto de venda: Prefira locais regularizados e exija sempre a nota fiscal.
- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui