Polícia Federal deflagra operação nacional contra crimes de abuso infantil com prisões no Rio Grande do Sul

783

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (8/10) a Operação Nacional Proteção Integral III, em parceria com as Polícias Civis de 16 estados, com o objetivo de identificar e prender criminosos envolvidos em abusos sexuais contra crianças e adolescentes, principalmente por meio da internet.

A ação ocorre de forma simultânea em todo o país, com o cumprimento de 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva. Até o momento, a operação resultou em 49 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e duas vítimas resgatadas. Mais de 890 agentes participam da ação — sendo 617 policiais federais e 273 civis.

No Rio Grande do Sul, foram cumpridos 11 mandados judiciais, com destaque para Cachoeirinha, Viamão, Sapiranga, Osório, Três Forquilhas, Terra de Areia, Rio Grande e Pelotas. Em Cachoeirinha, houve prisão em flagrante de um homem por armazenamento de imagens de abuso infantil e posse ilegal de arma de fogo. Outro flagrante foi registrado em Rio Grande.

A operação faz parte dos esforços da PF para combater crimes cibernéticos e violações à dignidade sexual de menores, fortalecendo a integração entre forças federais e estaduais.

Somente em 2025, a Polícia Federal já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão relacionados a crimes sexuais, reforçando o compromisso da instituição com a proteção da infância e da adolescência.

A PF alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar o uso da internet por crianças e adolescentes, promovendo diálogo e conscientização sobre riscos virtuais e comportamentos seguros online.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui