A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil e com apoio da Brigada Militar, deflagrou nesta sexta-feira (24/10) a Operação Área 51, que investiga uma organização criminosa sediada em Passo Fundo, suspeita de atuar no tráfico internacional de drogas e na lavagem de dinheiro.
A operação cumpriu 69 medidas judiciais expedidas pela Justiça Federal, entre elas 23 mandados de busca e apreensão, sete prisões preventivas, nove prisões temporárias e bloqueio de contas bancárias de 30 pessoas físicas e jurídicas. Além disso, a Justiça Estadual determinou 18 mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram em Passo Fundo, Lajeado, Balneário Gaivotas (SC) e Cascavel (PR).
Também foi determinada a interdição de três empreendimentos comerciais construídos em área federal, usados pelo grupo para lavar dinheiro, com o objetivo de interromper o esquema e recuperar os imóveis para a União.
A investigação teve início após a apreensão de 100 kg de drogas em Nonoai, em 2023, em um caminhão de transportadora que seguia de Cascavel (PR) para Passo Fundo. No mesmo ano, outra apreensão, de 83 kg de cocaína, foi feita em Passo Fundo, também relacionada ao grupo investigado.
Conforme a PF, o líder da organização está preso no Presídio Regional de Passo Fundo e continuava comandando as operações. O grupo adquiria drogas na fronteira e distribuía em diversas regiões do Estado, investindo os lucros em empreendimentos comerciais para disfarçar a origem ilícita dos valores.
Os investigados responderão por tráfico de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro.


