
A primeira Câmara de Vereadores Mirins de Poço das Antas foi empossada no dia 1º de outubro. Carol Schlindwein foi eleita presidente, tendo Robson André Bock como vice e Andrei Schmidt Keiber como primeiro-secretário. Completam a mesa os jovens Gabriel Andreas Schneider Aréstegui (segundo-secretário), Sthefanny Ribeiro, Gustavo Henrique Rahmeier, Júnior Michel de Oliveira Kretweier, Murilo Henrique Schneider e Ketlin Vitória dos Santos.
A primeira sessão foi realizada nessa quarta-feira (22/10). Os vereadores fizeram seis indicações, todas aprovadas.
Robson André Bock indicou a possibilidade de destinar outro local para o depósito de britas e saibro que hoje está localizado ao lado do Ginásio Municipal. “Os caminhões e máquinas que se deslocam ou passam no depósito de britas do Município levantam poeira, que entra no ginásio. Todos os dias em que há treinos no local, os alunos e professores precisam lavar com água e esfregar o piso de parquet para limpar a poeira e poder iniciar o treino. O objetivo é preservar o patrimônio público por mais tempo”, sinaliza a indicação.
Andrei Schmidt Keiber sugeriu limpar e desobstruir as valetas e, após, ensaibrar a estrada de Linha São João, no trajeto que liga até o Centro de Poço das Antas. “As chuvas recentes criaram novas valas na pista tendo em vista que as valetas estão obstruídas”, justificou.
Carol Schlindwein indicou a possibilidade de dar continuidade à rua pública já existente que dá acesso ao portão dos fundos da Escola Estadual, local atualmente utilizado para o estacionamento de veículos, a fim de possibilitar o tráfego de ônibus escolar e o desembarque de alunos nos fundos da Escola Estadual, local que poderia ser transformado em acesso principal.
“A entrada principal atual situa-se na Rua Carlos Kunzler, em terreno com aclive acentuado, o que torna o ato de parar ou estacionar veículos mais perigoso. Muitas vezes, o ônibus escolar e demais veículos que aguardam pelo embarque ou desembarque de estudantes dependem de freios que não podem falhar, sob pena de causar um possível acidente de trânsito”, diz a justificativa.
Gustavo Henrique Rahmeier solicitou a instalação de um bebedouro de água na parte interna do Ginásio Municipal onde ocorrem os treinos da Escolinha Municipal de Poço das Antas (Empa), para evitar que os alunos tenham que buscar água em torneira na parte externa.
Ele também indicou a melhoria dos passeios públicos e calçamento onde ainda não há nas ruas do centro da cidade.
Por fim, pediu a ampliação de ao menos duas salas de aula na Emef Pedro Léo Schneider para o turno inverso. “Os alunos utilizam a biblioteca para fazer o tema. Com isso, atrapalham as outras turmas que utilizam o mesmo espaço para leitura. Além disso, em dias de chuva, não há sala disponível para realizar as aulas de Educação Física, pois todas as existentes estão ocupadas com atividades de aula ou turno. Da mesma forma, o espaço coberto para o descanso dos alunos é insuficiente. Há dias em que alguns precisam ficar sentados nos sofás, porque não há lugar para todos deitarem no chão”, aponta na justificativa.
A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores Mirins será realizada dia 12 de novembro, às 17h45.

