A Câmara de Vereadores de Teutônia recebe para votação em regime de urgência nesta terça-feira (28/10) o projeto de lei nº 129/2025, que autoriza o Executivo a firmar parceria com o Centro de Tradições Gaúchas Porteira dos Pampas, de Canabarro, e repassar recursos financeiros no valor de R$ 90 mil.
A parceria é específica para o projeto social “Porteira Vive, o Porteira que Acolhe”, destinado a promover a inclusão de crianças que apresentam condições especiais de comportamento, como o TDAH, transtorno do espectro autista e hiperatividade, bem como crianças que não possuem transtornos.
O valor referido poderá ser utilizado em partes para a reforma da estrutura física do CTG que se mostre essencial para o desenvolvimento da parceria.
A entidade mantém um importante trabalho filantrópico com 80 dançarinos, incluindo crianças a partir de 5 anos e idosos de até 75. Outro pilar do trabalho é a inclusão. Hoje, cinco crianças autistas participam integralmente das atividades. “Aqui não tem discriminação e nem diferença. Eles estão aqui justamente para isso, para reforçar que são crianças normais como os outros”, afirma a patroa Cásia de Souza.
O CTG sofreu com o temporal que atingiu Teutônia em 6 de outubro, destelhando e danificando a estrutura. Diversos veículos repercutiram a situação, inclusive a Folha Popular. Confira a matéria abaixo:


