O Hospital Ouro Branco (Hob), de Teutônia, está entre as instituições contempladas pelo novo pacote de investimentos do governo do Estado para ampliação dos ambulatórios hospitalares. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29/10) pelo governador Eduardo Leite e pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. Ao todo, serão criados 62 novos ambulatórios em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, com investimento de R$ 56,1 milhões por meio do Programa Estadual de Incentivos Hospitalares (Assistir).
O recurso visa fortalecer o atendimento especializado dentro da rede pública e ampliar o número de consultas e cirurgias ofertadas à população. Em Teutônia, o Hospital Ouro Branco deve ampliar sua capacidade de referência regional em especialidades médicas, oferece mais consultas de primeira vez e agiliza o acesso a cirurgias gerais e atendimentos de média complexidade.
O governador destaca que o investimento faz parte do SUS Gaúcho, que destina R$ 1 bilhão a mais para a saúde até o fim de 2026. “Estamos fazendo um esforço inédito para garantir que o atendimento chegue de forma concreta à população, com mais consultas, cirurgias e serviços especializados, em todas as regiões do Estado”, afirma Leite.
Desde o início do Assistir, em 2021, o número de ambulatórios beneficiados passou de 101 para 508 – um aumento superior a 400%. Segundo o governo, essa expansão representa cerca de 11 mil novas consultas e 3 mil cirurgias por mês em toda a rede hospitalar gaúcha.
Arita Bergmann ressalta que os investimentos têm impacto direto na vida dos pacientes. “Conseguimos reduzir filas e ampliar o acesso a especialidades que antes demoravam meses. É um avanço importante que reflete o comprometimento dos hospitais e o bom uso dos recursos públicos”, destaca.


