Polícia Federal prende homem por abuso sexual infantojuvenil em Marques de Souza

62

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (31/10), uma ação de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, no município de Marques de Souza, no Vale do Taquari. A operação resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva, expedidos pela 5ª Vara Federal de Caxias do Sul.

A investigação teve início a partir de informações que apontavam que o suspeito, além de armazenar e compartilhar arquivos com conteúdo criminoso, também aliciava e ameaçava menores pela internet.

O homem foi detido e conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Santa Cruz do Sul. Após os trâmites legais, será encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Federal ressalta que, embora o termo “pornografia infantil” ainda apareça na legislação (art. 241-E do Estatuto da Criança e do Adolescente), o mais adequado é tratar tais crimes como “abuso” ou “violência sexual infantojuvenil”, uma vez que a terminologia evidencia a gravidade e a violência das condutas praticadas.

A instituição também alerta pais e responsáveis para a importância de acompanhar e orientar crianças e adolescentes quanto ao uso da internet. Conversas abertas sobre segurança digital, supervisão de redes sociais e atenção a mudanças de comportamento são medidas fundamentais para prevenir situações de risco e proteger as vítimas em potencial.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui