Entre os dias 17 e 26 de outubro, a Certel participou de uma missão técnica e intercooperativa em Washington DC, Estados Unidos, para conhecer o modelo do cooperativismo norte-americano de infraestrutura. A cooperativa esteve representada pelo vice-presidente Daniel Luis Sechi, pelo diretor administrativo/financeiro Cleverson Castro Ortiz de Oliveira, pelo gerente de planejamento e qualidade Henrique Fensterseifer e pelo coordenador de engenharia e planejamento Samuel Vanderlei Deifelt.
Durante a viagem, a comitiva visitou associações, agência reguladora, uma cooperativa de geração de energia e uma cooperativa de crédito voltada para eletrificação, além de observar operações de atendimento e gestão em grandes cooperativas americanas.
Conforme Sechi, o intercâmbio abordou temas como manejo de grandes consumidores em data centers, implementação de baterias conectadas a subestações e estratégias de captação de recursos financeiros das cooperativas norte-americanas. “Numa comitiva de 27 gestores vinculados à Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs), pudemos observar as operações de grandes coirmãs e seus centros de atendimento, consolidando um alicerce de referência para futuros investimentos a fim de melhorarmos nossa infraestrutura e suportar o crescimento médio da Certel, de 2,5 mil associados por ano”, afirmou.
A missão permitiu compreender a captação de recursos financeiros no cooperativismo de infraestrutura dos EUA, que conta com 900 filiadas. A meta, segundo Sechi, é fortalecer gradativamente a Certel, oferecendo um atendimento cada vez mais próximo e personalizado, com investimentos em redes de distribuição e transmissão, além de subestações que garantam qualidade e segurança no fornecimento de energia.


